Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Mário conclui Mestrado em Educação

31/07/2020

Notícias

No dia 29 de julho de 2020, Frei Mário José Knapik defendeu, por videoconferência, o Mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba. Tendo como tema central de investigação a “Educação na perspectiva da complexidade: contribuições pedagógicas e epistemológicas para uma Instituição de Educação Superior Confessional”, o estudo consistiu em analisar como os saberes da educação do futuro, propostos pelo educador francês, Edgar Morin, podem contribuir para os projetos pedagógicos da FAE Centro Universitário, bem como para a formação dos professores e alunos.

A pesquisa envolveu documentos da FAE (Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico Institucional, Projeto Pedagógico dos cursos de Filosofia e Pedagogia), bem como gestores e professores da instituição investigada, com o intuito de identificar a possível presença dos saberes da educação do futuro nos documentos e na prática pedagógica dos docentes.

Inserido numa realidade complexa e marcada por constantes mutações e transformações, o ser humano necessita de uma compreensão multidimensional da vida, da sociedade e do planeta Terra (nossa casa comum) como uma rede de inter-relações e de interconexões entre as distintas dimensões existenciais, sociais e cósmicas.

Para isso, Edgar Morin propõe, a partir de sua obra Os sete saberes necessários à educação do futuro, uma educação alicerçada em sete saberes, quais sejam: as cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; os princípios do conhecimento pertinente; ensinar a condição humana; ensinar a identidade terrena; enfrentar as incertezas; ensinar a compreensão; e a ética do gênero humano, como um conjunto de princípios e ferramentas para uma formação integral do ser humano. Os sete saberes são uma fonte indispensável de estudo e aprendizagem para os pesquisadores, professores e alunos das gerações presentes e futuras no âmbito da complexidade, da religação dos saberes, da reflexão crítica, criativa e transformadora do ser humano e da sociedade.

Nessa perspectiva, torna-se necessário superar o pensamento que fragmenta, isola, separa, desune, sustentado pelo conhecimento cartesiano-newtoniano, para ir em busca de um paradigma que dialoga, acolhe, une, integra, contextualiza e globaliza, considerando que os apelos e desafios do mundo contemporâneo são cada vez mais complexos e multirreferenciais. Assim, os saberes da educação do futuro são ferramentas importantes para a evangelização e missão franciscana na educação e nos diversos espaços de atuação pastoral.