USF dá continuidade à formação de lideranças inspirada no carisma franciscano
09/04/2025
No dia 7 de abril, a Universidade São Francisco (USF) reuniu colaboradores de suas equipes administrativas no Câmpus Bragança Paulista para dar início ao segundo ciclo da formação “Liderança na Perspectiva Franciscana”. A proposta é fortalecer, os valores de São Francisco de Assis, o trabalho daqueles que atuam na gestão da instituição, promovendo um ambiente mais humano, acolhedor e comprometido com o bem comum.
O encontro foi conduzido pela coordenadora do Programa CHAVE (Conhecimento, Habilidade, Atitude Valores e Ética), professora Márcia Aparecida Antônio, e contou com a presença do Reitor da USF e Vice-Presidente da Mantenedora, Frei Alvaci Mendes da Luz, do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, e do Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Adriel Moura Cabral. Também participou Frei Vitorio Mazzuco, Coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária, que apresentou aos participantes a Campanha da Fraternidade de 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Durante sua fala, Frei Vitório destacou a importância da responsabilidade compartilhada pela “casa comum”. “Minha vida me torna responsável por essa casa comum — o planeta Terra. E ela não tem uma gêmea. É única. Isso me torna corresponsável por esse lar compartilhado, que abriga não apenas seres humanos, mas todas as criaturas de Deus. A Quaresma nos convida a refletir sobre a existência como um todo, promovendo a conscientização e o cuidado, pilares da ecologia integral”, explicou.
- Frei Vitorio
- Frei Alvaci
Recém-empossado como Reitor da USF, Frei Alvaci reforçou a importância de assumir a função em um momento tão positivo para a Instituição. “No ano que vem, a USF completará 50 anos — meio século de história construída com bases sólidas na região Bragantina. Chegamos a esse marco com um corpo docente e administrativo comprometido, e é uma grande alegria poder assumir a Reitoria justamente nessa fase promissora”, ressaltou.
O professor Adriel Moura Cabral, por sua vez, destacou o diferencial da USF e o papel das lideranças. “Nós fazemos educação como muitas outras instituições, mas o nosso diferencial está no porquê fazemos o que fazemos. Nosso propósito precisa estar claro e presente em tudo o que entregamos. E vocês, como lideranças, são fundamentais para que isso se concretize junto aos nossos alunos e suas famílias”, disse.
Ele também destacou que a USF ultrapassou a marca de 27 mil estudantes, o que a coloca entre as maiores instituições comunitárias e religiosas do Brasil, fora dos grandes grupos de mercado.
Já o professor Dilnei Lorenzi enfatizou o valor da formação não apenas profissional, mas pessoal e humana aos colaboradores da Universidade. “Queremos oferecer a cada um de vocês a oportunidade de crescimento, que vai além da atuação no trabalho. Um crescimento pessoal que transborda para a instituição, para a vida familiar e para os relacionamentos do dia a dia. O conhecimento é uma ferramenta poderosa nesse processo de autorrealização”, destacou.
No segundo momento, Frei Alvaci trouxe reflexões sobre a ecologia integral, relacionando a temática ao fato de o Brasil sediar a COP 30, que acontecerá em Belém, no Pará, em 2025 — um marco importante, pois é a primeira vez que a Conferência da ONU sobre mudanças climáticas será realizada na Amazônia. O evento coloca o país e, especialmente, a região amazônica no centro do debate global sobre meio ambiente, justiça climática e sustentabilidade. Frei Alvaci destacou que a ecologia integral, proposta pela Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, convida a humanidade a repensar sua relação com a natureza, com os outros seres humanos e com Deus, promovendo uma conversão ecológica que una cuidado ambiental, justiça social e espiritualidade. “Em algum momento, a humanidade quis separar o que é evolução, o que é tecnologia, o que é dinheiro — daquilo que é natureza, daquilo que é ecologia, daquilo que é o planeta Terra, daquilo que extraímos como fontes naturais”, afirmou.
No total, 100 profissionais integram este novo ciclo, com oferta de atividades mensais, com encontros presenciais e atividades online.
Ana Paula Moreira- Assessoria USF