Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

USF apresenta os resultados dos projetos para integração de pesquisadores refugiados

08/04/2025

Notícias

Os projetos “Fortalecimento das atividades de pesquisa e formação de recursos humanos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF)” e “Solidariedade Acadêmica: Educação e Formação Humana” do PPGSS em Educação foram duas das 24 propostas contempladas no edital do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Emergencial de Solidariedade Acadêmica, lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) em 2022.

Com resultados positivos, a USF foi uma das poucas instituições comunitárias com duas bolsas destinadas a pesquisadores em situação de refúgio. Outras duas bolsas foram concedidas a pesquisadores brasileiros para realização do pós-doutorado, acolhimento e realização das atividades de pesquisa. No Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, o projeto foi desenvolvido pela professora visitante, Karen Yumaira Sanchez Luquez, da Venezuela, acompanhada pelo pós-doutorando, Salvador Sanchez Vinces. No PPGSS em Educação participaram o professor visitante, Frank Jose Gutierrez Sivira, também da Venezuela e o pós-doc e atual docente do programa, Daniel Novaes Gomes Pereira.

Os projetos foram idealizados pelas coordenações do programa com apoio institucional da Pró- reitoria de Ensino Pesquisa e Extensão, Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e gestão do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu (NPS). No dia 05 de abril, os professores visitantes foram recebidos na reitoria para apresentar seus resultados de pesquisa e compartilhar suas conquistas. A oportunidade para professores com experiência do refúgio tem fortalecido as relações humanas e incentivado novas formas de aprender e conviver de modo pacífico. Todo processo teve auxílio da coordenação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) em cooperação com a CAPES e USF. " Ao acolher pesquisadores em situação de refúgio e fomentar a produção acadêmica, reafirmamos nosso compromisso com uma educação transformadora e solidária. Esses projetos, conduzidos com excelência pelos programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e Educação, não apenas ampliam o alcance da nossa pesquisa, mas também concretizam o ideal franciscano de cuidar do outro com empatia, generosidade e profundo respeito à diversidade humana”, comentou o Reitor da USF, Frei Alvaci Mendes da Luz.

A USF reafirma seu compromisso com a educação transformadora e com a construção de uma sociedade mais justa e solidária ao acolher pesquisadores em situação de refúgio. A iniciativa fortalece o papel da Universidade como espaço de inclusão e diálogo entre culturas. “Esta proposta reafirma o papel da USF como instituição comprometida com a formação acadêmica de excelência e, sobretudo, com a valorização da dignidade humana. Acolher pesquisadores em situação de refúgio é um gesto de solidariedade, mas também um ato pedagógico, que enriquece nossa comunidade com experiências de superação, diversidade e cooperação internacional”, afirmou o pró-reitor Prof. Dilnei Lorenzi.

A presença de docentes com trajetórias marcadas pelo refúgio reforça essa missão e enriquece o ambiente acadêmico com novos olhares e experiências de vida. “Ao abrir as portas a docentes com vivências marcadas pelo refúgio, estamos solidificando nosso compromisso com formação integral do ser humano, com a justiça social e com a construção de um ambiente acadêmico plural, sensível às realidades contemporâneas”, explicou a professora Iara, coordenadora do NPS.


Ana Paula Moreira- Assessoria USF