Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidades e Instituições de ensino da Província abrem Campanha da Fraternidade 2025

20/02/2025

Notícias

Fraternidade e Ecologia Integral: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A partir deste tema e lema, a Igreja Católica no Brasil está em efervescência para viver a Campanha da Fraternidade 2025, juntamente com o povo de Deus.

A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, definem a temática a ser abordada e o direcionamento das ações de base.

Para 2025, a motivação para a abordagem, que tem como objetivo chamar a atenção para as questões relacionadas à preservação da Casa Comum, foi impulsionada por uma série de eventos que marcam a história do Brasil, da Igreja Católica e, especialmente, da Família Franciscana.

Devemos considerar que a crise climática que estamos vivendo nos últimos anos — e que tem se mostrado ainda mais feroz atualmente — influenciou a escolha. Junto a esse cenário, as reflexões também foram impulsionadas pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos da publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM); pela realização da COP 30, em Belém (PA) — a primeira na Amazônia —, bem como pela sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral.

Em 61 anos de história, esta é a oitava vez que a temática ambiental é trazida pela Campanha da Fraternidade, com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025).

Em unidade com a Igreja Católica e a CNBB, a Província Franciscana da Imaculada Conceição, que também vive intensamente a celebração do VIII Centenário do Cântico das Criaturas, no mesmo ano em que inicia as comemorações dos seus 350 anos de história, está empenhada em levar aos fiéis as reflexões e os atos concretos previstos para a Campanha da Fraternidade 2025.

Abertura da Campanha da Fraternidade

No Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), a abertura da Campanha da Fraternidade foi na última quinta-feira, 20, durante a Santa Missa das 19h, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Em Bragança Paulista (SP), a Universidade São Francisco (USF), em conjunto com a Província da Imaculada Conceição e a Diocese local, promove a abertura da Campanha da Fraternidade 2025 – Fraternidade e Ecologia Integral, no dia 26 de fevereiro, no anfiteatro do câmpus da cidade.

Haverá uma palestra ministrada pelo coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária da USF, Frei Vitório Mazzuco Filho. O evento será aberto a toda a comunidade da região bragantina e à comunidade acadêmica. Também será possível acompanhar pelo canal do YouTube da USF. Faça sua inscrição! Clique aqui.

O evento integra a Jornada Laudato Si’ 2025, que conta com a participação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Regional Sul I e de diversas universidades públicas e privadas, entre elas as universidades católicas, que buscam maior envolvimento junto às comunidades católicas. As atividades abordarão temáticas como a questão da água e a Ecologia Integral, com a participação de instituições acadêmicas, redes ligadas às questões ambientais e climáticas, bem como órgãos que colaboram na construção de políticas públicas voltadas à educação e ao meio ambiente.

Curiosidade

A Ecologia é a questão mais tratada pelas Campanhas da Fraternidade ao longo destes 61 anos de existência. Foram oito edições da CF que, de alguma forma, abordaram essa temática:

  • CF 1979Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos.
  • CF 1986Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos.
  • CF 2002Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males.
  • CF 2004Fraternidade e água: Água, fonte de vida.
  • CF 2007Fraternidade e Amazônia: Vida e missão neste chão.
  • CF 2011Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).
  • CF 2016Casa Comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17).
  • CF 2017Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15).

Adriana Rabelo,  Ana Paula Moreira (USF)

Fontes: https://www.santuariofreigalvao.com/post/missa-de-abertura–fraternidade-e-ecologia-integral

Site CNBB