Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

USF concede o título de Doctor Honoris Causa ao Presidente do STF

19/02/2016

Notícias

lewandowskiA Universidade São Francisco (USF) recebe nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministro Ricardo Lewandowski, às 19h30, no Salão Nobre do Campus Bragança para entrega do título de Doctor Honoris Causa, por toda uma vida devotada ao ensino e à pratica do Direito, à consolidação da Justiça e do Estado democrático; atuando para que o Poder Judiciário contribua para a construção de uma sociedade mais livre, justa e solidário.

Na ocasião, o ministro também irá proferir a Aula Magna do Curso de Direito com o tema “Direitos Humanos de Hoje e de Sempre”. O evento contará com a presença do reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, o Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e Chanceler da USF, Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM, representantes da reitoria, docentes, alunos e autoridades. O evento terá a transmissão ao vivo à comunidade pelo canal da USF no Youtube: usf.edu.br/tv. O evento é destinado a alunos e docentes do Curso de Direito, Campus Bragança Paulista.

O significado do título de Doctor Honoris Causa

O título de Doctor Honoris Causa é a distinção máxima concedida pela USF, sendo atribuída a personalidades que tenham se destacado em favor do saber ou da prática social, cultural, científica e religiosa. A pessoa homenageada não precisa, necessariamente, ser portadora de curso universitário e, ao receber o título, terá o mesmo tratamento e direitos que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional.

Ministro Ricardo Lewandowski
Professor Titular e Livre-Docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP e Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal – STF e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1971), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1973), mestrado em Relações Internacionais – Tufts University/Havard (1981), mestrado e doutorado em Direito pela USP (1980/1981). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, interpretação constitucional, separação de poderes, reforma do judiciário, Mercosul, soberania e democracia.