Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Um Comandante chamado Ousadia

13/03/2023

Notícias

Imagem: Vatican Media na Celebração do Dia Mundial dos Pobres  no ano passado. Foi o Papa Francisco que criou esta data.

Frei Gustavo Medella

A Igreja de Cristo, também apelidada de “Barca de Pedro”, nas vicissitudes da vida e no mar da história, transformou-se num transatlântico. Qualquer manobra planejada torna-se um grande desafio que envolve múltiplas variáveis. A distância de tempo entre o momento em que a ideia surge na cabeça e no coração do timoneiro até a hora da sua concreta efetivação, quase sempre é bem grande.

Há 10 anos, este transatlântico tem no comando o coração generoso e a mente inquieta de alguém que trouxe a periferia para o centro como chave de uma importante transformação em direção ao futuro. Assumiu, para tanto, o nome de alguém marcado pela ousadia humilde e pela coragem amorosa: Francisco de Assis. A exemplo do Santo que lhe inspirou o nome e o projeto de Igreja, sua Santidade tem procurado dirigir com firmeza o leme desta imensa barca.

Em Francisco, Magistério e Profecia se dão as mãos e mostram que a tradição pode e deve ser plena de ousadia humilde e de coragem amorosa a fim de que a fidelidade ao Evangelho de Cristo siga fecunda e cheia da força transformadora que brota da Graça. Olhar sem medo para dentro da Igreja e para o mundo, com a valentia de acolher as respostas mais autênticas tem sido o esforço maior deste predestinado comandante. O reconhecimento e o combate obstinado à cultura do abuso é exemplo desta disposição firme de quem tem realmente os olhos fixos em Jesus. A oferta de documentos pontifícios que versam sobre o diálogo, a fraternidade, o cuidado com a Casa Comum, a alegria se Evangelizar, a busca da inclusão dos pobres revela a capacidade de dialogar com os tempos atuais de forma livre, sem a preocupação em agradar os detentores do poder em vista de benefícios secundários.

Ao Papa Francisco, gratidão pelo exemplo e pela sabedoria que tem testemunhado na condução da Igreja. Que ele continue sendo este comandante fiel e decidido a guiar a Barca de Pedro pelos turbulentos mares da contemporaneidade, deixando-se conduzir pela bússola do Espírito Santo, atento à cartografia traçada no Concílio Vaticano II.


Frei Gustavo Wayand Medella, OFM, é Vigário Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil