Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Palavras do Ministro geral no 10º aniversário do Pontificado de Francisco

13/03/2023

Notícias

Imagem: Vatican Media

Por ocasião do 10º aniversário da eleição de Jorge Mario Bergoglio ao trono pontifício, o Ministro geral da OFM, Frei Massimo Fusarelli, compartilhou uma breve reflexão sobre o Papa Francisco e sobre estes dez anos de seu Pontificado.

“A Ordem dos Frades Menores se une à alegria de muitos no décimo aniversário do Pontificado do Papa Francisco. Em 13 de março de 2013, fomos os primeiros a ficar impressionados com a audaciosa escolha do nome de São Francisco. Ao longo dos anos, reconhecemos cada vez mais no magistério dos gestos e das palavras do Papa Francisco os traços da visão cristã do Pobrezinho de Assis: a centralidade do Evangelho, o amor pelos pequenos e pelos pobres, a fraternidade como amizade social num tempo de guerra e desigualdade, reverência pela criação, nossa casa comum.

O Ministro geral com o Definitório geral, nos 800 anos da Regra, com “Frei Francisco promete obediência e reverência ao Senhor Papa Honório e aos seus sucessores canonicamente eleitos e à Igreja romana” (Rb I,2) e recorda o Papa Francisco na oração de louvor e intercessão pelas suas intenções”.

Recordamos algumas palavras da saudação pronunciada pelo Papa Francisco na noite de quarta-feira, 13 de março de 2013, imediatamente após a eleição,

“E agora iniciamos este caminho, Bispo e povo… este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta cidade tão bela!”