Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Um ano depois, fachada do Convento São Francisco continua “pintada”

03/06/2019

Notícias

Convento São Francisco (SP) – Um ano depois de o histórico Convento São Francisco de São Paulo (SP), amanhecer com a fachada “pintada”, sem autorização, os frades religiosos franciscanos, residentes no local há mais de 370 anos, aguardam uma solução para o problema que até agora não saiu do papel. O prédio é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), que é municipal, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), que é estadual.

Segundo o guardião da fraternidade, Frei Mário Tagliari, alguns dias depois do ocorrido, técnicos ligados ao Conpresp fizeram uma vistoria. “Eles fizeram todos os testes, passaram a manhã inteira fazendo testes e até descobriram de que forma poderia ser removida a tinta e junto com ela a pichação, mas ficou apenas nisso. Por enquanto, não temos nada de concreto”, declarou.

Frei Mário recorda que a fachada do Convento, na Rua Riachuelo, estava, sim, toda pichada, mas nenhuma empresa, órgão público ou pessoa tinha autorização para pintar. “Não se resolve o problema jogando tinta por cima e, sim, com medidas de segurança, iluminação e câmeras de vigilância”, disse.

De acordo com a Prefeitura, a fachada foi pintada por um funcionário, que foi desligado em maio do ano passado. O homem teria “mesmo sem ordens superiores” solicitado o “serviço de pintura da fachada do Mosteiro do Largo São Francisco”. Ele atuava como assessor técnico da Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais e teria admitido “que pediu indevidamente a pintura do local”.

No momento, a Prefeitura de São Paulo, vizinha do Convento, informou que fez os testes e encontrou um método para remover a tinta bege, só que precisa da autorização do Condephaat. Já o Condephaat disse que está esperando a Prefeitura apresentar o projeto.

Com informações do portal G1 de notícias.

HISTÓRICO

O Convento e Santuário São Francisco completou no ano de 2017, 370 anos de fundação. Ele foi inaugurado no dia 17 de setembro de 1647. Na época da inauguração era o maior já construído em São Paulo.  Até 2004 foi a sede da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que abrange os estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Ela foi fundada em 15 de julho de 1675. No dia 6 de junho de 1997, o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, declarou que o Convento de São Francisco passaria a ser também Santuário São Francisco, já que recebe fiéis de toda a Grande São Paulo.