Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Evangélicos participam das Missões Franciscanas

18/01/2017

Notícias

Moacir Beggo

Mais de 500 jovens serão acolhidos nesta quinta-feira (19/1) pela Fraternidade São Boaventura de Rondinha e pelo Serviço de Animação Vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição, dando início à quarta edição das Missões Franciscanas da Juventude. O encontro, que começa às 9 horas desta quinta-feira, terminará ao meio-dia de domingo, em Curitiba (veja programação ao lado). Segundo Frei Diego Atalino de Melo, o animador provincial deste evento, as Missões são um espaço de convivência, partilha e troca de experiências entre os jovens que vivem no grande território da Província. É também um momento forte de espiritualidade e diálogo ecumênico.

O frade não esconde a alegria de ver o engajamento e comprometimento dos jovens com as Missões. “A juventude mostra que assumiu o seu protagonismo na Igreja, na evangelização, na construção de um mundo melhor. Fato é que nós temos aí, em pleno mês de janeiro, mês de férias, mais de 500 jovens que saem de suas casas para investir numa experiência de doação, entrega e serviço ao próximo. Então, isso tudo nos enche de esperança. Basta motivá-los que eles, sem dúvida, abraçam a proposta e se colocam a serviço, querendo de fato contribuir para a construção do mundo melhor e para a evangelização da Igreja”, avalia Frei Diego.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (19/01)

09h00 – Acolhida em Rondinha no BJ Aldeia
10h30 – Apresentação, orientações e acolhida dos grupos
12h00 – Almoço
14h00 – Momento de formação
14h45 – Partilha em grupos
15h45 – Cafezinho
16h15 – Encontro
19h30 – Jantar
20h30 – Oração da Noite e Mística
21h30 – Festa do Brega

Sexta-feira (20/01)

07h00 – Café da manhã
08h00 – Oração da Manhã preparada pelos Evangélicos
09h00 – Formação sobre as missões, divisão das equipes e ofi‑cinas
10h00 – Intervalo (Cafezinho)
10h30 – Missa de Envio
12h00 – Almoço
13h30 – Partida para Curitiba
14h30 – Acolhida – 15 minutos MFJ Curitiba
15h00 – Intervalo (Lanche)
15h40 – Caminhada pelo centro histórico até o Bosque do Papa
18h00 – Retorno ao Centro (Lanche)
19h00 – Noite Cultural no Teatro Bom Jesus do Centro: “A Encruzilhada”
21h30 – Envio para as comunidades

Sábado (21/01)

Atividades nas comunidades

Domingo (22/01)

08h00 – Início da acolhida dos Grupos no Bom Jesus Centro
09h30 – Missa de Encerramento na Igreja Bom Jesus
11h00 – Partilha, avaliação e encaminhamentos no ginásio do Colégio Bom Jesus
13h00 – Almoço de encerramento no ginásio do Colégio Bom Jesus, que será preparado na Paróquia BJ.

Este é a quarta vez que as missões ocorrem na Província. As edições anteriores se realizaram em Ituporanga-SC (2014), Concórdia-SC (2015) e Chopinzinho-PR (2016). Desde sua origem, quando reuniu cerca de 100 pessoas, até esta edição, o evento atingiu o seu objetivo de envolver todas as Paróquias da Província da Imaculada, que está presente nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Segundo Frei Diego, a cada experiência surgem novas  lições que possibilitam melhorias na organização. “Essa é apenas a quarta edição e nós, graças ao envolvimento de muita gente e também às sugestões dos próprios jovens, tivemos desta vez um grande crescimento qualitativo, de modo que todos os jovens aqui presentes já puderam fazer uma preparação melhor. Eles tiveram três encontros de formação nas suas comunidades, foram motivados a envolver seus grupos de jovens, mesmo aqueles que não viriam para as Missões, em uma pré-missão”, explicou o frade. Para ele, fica claro que esse encontro não tem um fim nele mesmo, mas quer repercutir e dar uma resposta à toda a realidade onde os jovens estão inseridos. O Tau Franciscano, com as diferentes realidades dos jovens, forma o símbolo das Missões.

“Nós vemos também a criação de novos grupos de jovens e se percebe, com alegria, o crescimento e surgimento de novas lideranças juvenis. Além dos jovens da Província da Imaculada, temos jovens de duas outras Províncias: a Província de São Francisco de Assis (RS), que está trazendo 21 jovens, e a Custódia do Sagrado Coração de Jesus (Garça, SP), que também está participando conosco, somando e aprendendo esse jeito de trabalhar com a juventude”, adianta Frei Diego.

Trinta frades desta Província estarão em Curitiba, além de religiosas de várias congregações e padres diocesanos, que trazem os jovens de dioceses para participar. “Outro fato que nos causa alegria é a participação de jovens evangélicos. Já é o terceiro ano que temos aí um grupo que se sente acolhido e participa sem nenhum problema. Por conta disso, nesta edição, queremos dar um destaque à participação deles como uma maneira de formar nossos jovens para esse ecumenismo prático”, adiantou o frade.

Frei Diego, que é o animador vocacional desta Província, vê também com alegria o despertar vocacional. “Aos poucos, a gente percebe que os jovens vão se encantando cada vez mais por São Francisco e Santa Clara e isso tem feito despertar novas vocações para os diferentes ministérios na Igreja”, festeja Frei Diego.

Nos quatro dias de atividade, os jovens terão muitos momentos de oração, confraternização e atividades de voluntariado em escolas, hospitais, presídios e famílias.