Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Trilha Franciscana acontece em Pato Branco, louvando Maria, refletindo sobre a Casa Comum e celebrando Pentecostes

30/05/2023

Notícias

Homenageando Maria, pelo mês de maio, refletindo sobre a Casa Comum, pela Semana Laudato Si’ e a Solenidade de Pentecostes, cerca de 20 pessoas participaram da Trilha Franciscana, no domingo, 28, em Pato Branco.

Saindo da Paróquia São Pedro Apóstolo, os participantes foram até uma gruta dedicada a Nossa Senhora das Graças no Planta Garden. Onde meditaram sobre a relação de Maria e o Espírito, tendo como inspiração a Antífona de Nossa Senhora, composta por São Francisco de Assis. Junto à Mãe de Deus teve música, oração, prece, bênção e foi plantada uma árvore como presente à tão bondosa Senhora.

Renovados por esse momento, eles partiram para a Missão SOS vida. Chegando lá, foram recebidos por um café da manhã, preparado pelos acolhidos da Missão e enquanto os comiam assistiram o documentário a Carta sobre a encíclica Laudato Si’. E logo após, a celebração da palavra em honra à solenidade de Pentecostes corou o momento, já que o mesmo Espírito que fez os apóstolos saírem em missão pelo mundo motivou e guiou a Trilha Franciscana. Ao final da celebração foi entregue uma semente de girassol a quem participou dela, tanto os trilheiros quanto os acolhidos da missão, e todos foram convidados a plantar mudas em um canteiro em homenagem a Nossa Senhora, próximo à capela da missão.

O percurso da trilha foi acompanhado pela meditação e  oração do terço, outros momentos devocionais como carregar a imagem de São Francisco de Assis e a Cruz e pela coleta do lixo espalhado pelas ruas de Pato Branco, sinais concretos da espiritualidade Franciscana e do cuidado com a Casa Comum.

A Missão SOS Vida é um projeto iniciado há mais de 20 anos em Pato Branco pelo Frei Nelson Rabelo e um grupo de jovens da região que acolhe homens necessitados de uma vida nova, buscando a libertação do vício do álcool e das drogas.

A Trilha Franciscana

Ela surgiu na caminhada anual que é feita pela memória de Frei Nelson. Há mais de um ano, mensalmente, reúne pessoas de todas as idades caminhando por Pato Branco e a região Sudoeste levando a espiritualidade Franciscana, a oração e devoção e o cuidado da Casa Comum.


Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso