Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Termina encontro dos Frades com menos de 10 anos de profissão solene no México

11/06/2012

Notícias


Cidade do México – Terminou no dia 10 de junho último, em Guadalajara, no México, o quarto Capítulo Internacional das Esteiras dos Frades jovens “under ten” (com menos de 10 anos de profissão solene). O Capítulo teve como tema: As Bem-aventuranças e a Identidade Franciscana. Estiveram presentes duzentos frades de vários países. Do Brasil, participaram frades das seguintes entidades: Província de Santo Antônio, Província da Imaculada Conceição, Província da Santa Cruz e Província do Santíssimo Nome de Jesus.

O Capítulo refletiu, à luz das três primeiras bem-aventuranças, bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino do Céu; bem-aventurados os que choram porque serão consolados, bem-aventurados os mansos porque eles possuirão a terra. O Ministro Geral apresentou uma síntese de sua carta: “Reavivar o Dom da Vocação que está em Você”, que consta o itinerário deste Capítulo.

O encontro aconteceu num espírito fraterno, de convivência intercultural, em especial mexicana, possibilitando ampliar o olhar para o futuro da Ordem, percebendo-a como uma fraternidade universal. Refletiu-se e enfatizou-se as alegrias, os desafios e esperanças em ser um jovem Frade Menor dentro das diversas realidades em que se encontra a Ordem Franciscana.

O primeiro capítulo desta categoria foi celebrado em 1995, em Santiago de Compostela (Esp); o segundo foi realizado em Canindé, no Brasil, em 2001; o terceiro aconteceu na Terra Santa, em 2007. Tendo em conta as avaliações muito positivas dos Capítulos já celebrados, o Definitório Geral atual manteve esta experiência, escolhendo a Cidade do México para celebrar este encontro de 2 a 10 de junho. O encontro, que começou na cidade de Guadalajara, terminou na Cidade do México, no Santuário de Guadalupe.