Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro geral inaugura o Perdão de Assis em Santa Maria dos Anjos

02/08/2023

Notícias


Terça-feira, 1º de agosto, em Santa Maria dos Anjos, Assis (Itália), Frei Massimo Fusarelli, Ministro geral OFM, presidiu a Santa Missa de abertura oficial do Perdão de Assis. Frei Massimo Travascio, OFM, Custódio do Convento da Porciúncula, deu as boas-vindas e saudou o Ministro, os concelebrantes, as Clarissas e os peregrinos.

O Ministro geral iniciou a sua homilia falando das portas, portas fechadas que “não abrem, são pesadas, estão trancadas por ferrolhos visíveis e invisíveis” e acrescentou a da Porciúncula, para a qual “bastará um toque de mão para que abra. Parece muito fácil, não é real”.

Para conseguir abrir a porta da igreja existem três segredos, explicou Frei Massimo. O primeiro é pôr-se a caminho: «Só se nos colocarmos em movimento algo começa a mudar dentro de nós, porque no caminho vemos as coisas de maneira diferente, o horizonte, a perspectiva, nós mesmos começamos a mudar». Para os cristãos, disse o Ministro, este caminhoda tem um nome, chama-se conversão, “uma mudança que vem ao nosso encontro porque não somos só nós que a provocamos”.

O segundo segredo, continuou Frei Massimo, é bater “forte e delicadamente. Vamos confiar. Tem alguém que quer se abrir para nós, que já se abriu, mas pede o gesto da nossa disponibilidade e abertura”.

O terceiro e último segredo que o Ministro apresentou aos peregrinos é o de cruzar a soleira da porta aberta e entrar numa nova casa: “Procurar a soleira é outro símbolo poderoso. Significa que posso confiar, que alguém me espera lá, que posso me sentir acolhido”. E disse que a Porciúncula é “um sinal do seio de Maria que nos acompanha para descobrir de novo a ternura e a misericórdia do Pai. Podemos entrar nesta casa e sentirmo-nos em casa, finalmente”.

Frei Massimo concluiu sua homilia desejando “um bom Perdão de Assis a todos, especialmente aos que talvez tenham medo de não ver esta porta aberta e não acreditam que isso seja possível para eles”.

No final da Celebração, seguiu-se a Procissão da “Abertura do Perdão”, com a oração do Credo e intenções do Santo Padre. Antes da bênção final, o Ministro saudou o Arcebispo Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, presente na celebração, e convidou os peregrinos a rezar uma Ave Maria pelos cristãos que vivem na Terra Santa: Israel, Palestina e Jordânia.

Com a “Abertura do Perdão”, assim chamada porque a partir desse momento, ou seja, das 12h00 do dia 1º de agosto até a meia-noite do dia 2, a indulgência plenária é concedida à Porciúncula e se estende a todas as igrejas paroquiais e a todas as igrejas franciscanas espalhadas na mundo.


Fonte: site OFM (www.ofm.org); foto: Frei Batista D’Souza, OFM, e OFM Assis.