Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Terço gigante celebra 25 anos entre as palmeiras do Convento da Penha

08/04/2023

Notícias

Vila Velha (ES) – A instalação do Terço gigante entre as palmeiras no Campinho do Convento da Penha chega à histórica marca de 25 edições anunciando o início da Festa da Penha. Neste sábado da Vigília Pascal (08/4), a emoção foi maior para o médico Osmar Sales e sua equipe de voluntários ao levantar este símbolo para a edição 453ª da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha, que começa neste domingo (9/04) e só terminará depois de oito dias, no dia 17 de abril. Liturgicamente, a Festa será celebrada durante a Oitava da Páscoa.

“Estamos completando 25 anos desde a instalação do primeiro terço, que começou por acaso, quando imitamos o terço usado durante a visita do Papa João Paulo II ao Rio de Janeiro”, recordou. A história de Osmar, 66 anos, com esta tradição mariana começou quando ele foi ao Rio, em 1997, para as celebrações na visita do Papa João Paulo II. Na ocasião, segundo ele, um terço feito com balões de gás foi solto no ar. “Uma tia da minha esposa, que era voluntária da Festa da Penha, perguntou se eu conseguiria fazer um terço assim para a festa e eu disse que faria”, explicou.

Mas o primeiro terço, em 1998, apesar de ter sido feito com balões, não subiu por causa do peso da cruz. Foi então que Osmar sugeriu que o símbolo fosse pendurado em algum lugar durante a festa. O local escolhido foi entre as palmeiras, e lá continuou até celebrar este jubileu. “Então, todo mundo aqui está com muita garra, devoção e fé para celebrar este momento”, explicou Osmar. Segundo ele, as cores prata e azul vão se destacar no símbolo deste ano. “A cor prata é para lembrar os 25 anos e o azul contempla o manto de Maria. Além dessa referência, esse contraste deixa a estética mais bonita”, acrescentou Osmar, que é médico obstetra.

A medalha foi produzida pela artista plástica Vivian Chiabay. “Ela mede 1,90, quase o dobro do meu tamanho, pasmem! O projeto foi aprovado pelo Osmar, e com a Iris Brunelli, que tem uma marcenaria aqui em Vila Velha, fizemos a pintura, deixando-a muito colorida e imponente”, disse Vivian.

Outra preocupação de Osmar é a catequese que procura oferecer com este símbolo. “Com o brilho, o Terço emite luz para simbolizar que o cristão tem que ser luz, a partir da meditação da oração”, explica o médico.

Segundo ele, o Terço também quer lembrar sempre de reviver a Ressurreição pela alegria de Maria. “Então, essa Festa, iminentemente franciscana, ensina que devemos sempre colocar na vida essa manifestação da alegria do Ressuscitado pelo coração de Maria e lembrar que a Festa é inspirada nas alegrias de Maria, mas a sustentação de toda essa história está na Eucaristia. É a presença do Cristo Vivo e Ressuscitado que dá toda essa dimensão e essa garantia que torna o coração de Maria feliz e dos filhos dela, que somos todos nós. Então, Eucaristia na cruz quer lembrar que a cruz existe, por ali passou a morte, mas por ali tem também a Ressurreição. A Eucaristia é Jesus vivo  que garante toda a nossa história”, completou Osmar.

Os últimos dias foram intensos para a equipe e para Osmar, tudo para dar vida ao projeto. A montagem final, nesta Sexta-feira Santa, foi feita no Campinho e chegou a avançar noite adentro para organizar de 11 mil peças em materiais como o acetato. O Terço tem cerca de 20 metros de comprimento e pesa aproximadamente 50 quilos

Depois de preparar e corrigir todos os detalhes da obra, com a ajuda do Corpo de Bombeiros foi feita a instalação do Terço na parte da manhã, que durou um pouco mais de uma hora (das 8h54 às 10h). O trabalho chamou a atenção dos visitantes ao Convento da Penha, um dos principais pontos turísticos do Estado.

Osmar é casado com a Maria Célia – que participa de todos os projetos do Terço – , tem dois filhos, e mudou-se a primeira vez de Nova Venécia aos 17 anos, em 1973, para estudar em um Colégio de Padres, em São Paulo.

                                                                        A MONTAGEM DO TERÇO

                                                   (TOQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS)

O guardião do Convento da Penha, Frei Djalmo Fuck deu a bênção e agradeceu aos voluntários que se dedicaram neste trabalho. “Agradeço, em nome do Convento, pelo trabalho e dedicação da equipe ao longo de todo o ano! Um trabalho feito a muitas mãos e que agora pode ser contemplado no Campinho, ou até mesmo na Terceira Ponte”, concluiu o guardião.


Comunicação da Província da Imaculada Conceição