Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Terço está entre as palmeiras. Tudo pronto para a Festa da Penha 2022.

16/04/2022

Notícias

O Terço Gigante, um dos símbolos tradicionais da Festa da Penha e que ganha destaque todo ano entre as palmeiras do Convento da Penha, foi levantado neste sábado da Vigília Pascal (16/4) pela 22ª vez no Campinho (dois anos da pandemia não teve o Terço), sinalizando o início do grande acontecimento religioso do Espírito Santo: a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha, que começa neste domingo e só terminará depois de oito dias, em 25 de abril. Liturgicamente, a festa será celebrada durante a Oitava da Páscoa, por isso os dias que antecedem a solenidade são chamados de Oitavários.

Devido à pandemia, o último Terço inédito foi colocado pela equipe do médico Osmar Sales para a edição da Festa de 2019. Neste ano, o símbolo mariano foi confeccionado com base no tema principal da Festa: “Saúde dos enfermos, rogai por nós”.

O guardião do Convento da Penha, Frei Djalmo Fuck deu a bênção e agradeceu aos voluntários que se dedicaram neste trabalho: “Deus eterno e todo-poderoso, que com bondade paterna não deixais de atender às nossas necessidades, concedei a todos os fiéis devotos de Nossa Senhora das Alegrias, a Virgem da Penha, que ao olharem com piedade e devoção este Terço a ela dedicado e, recordando sua humildade e generosidade para com Deus e o próximo, imitem suas virtudes e obtenham de Vós, por sua intercessão, as graças da saúde, sabedoria, paciência, justiça, alegria, esperança, fé, amor, paz e todo o bem”, rezou Frei Djalmo.

Com cerca de 20 metros de altura e pesando quase 50 kg, o Terço deste ano terá suas contas na cor verde de gramas sintéticas, com lâmpadas LED brancas, para simbolizar as ave-marias. Os lírios indicam os pais-nossos que são rezados antes. Segundo o criador do Terço, as flores remetem à pureza e beleza de Maria e são um ato de louvor e agradecimento depois dos anos de pandemia que paralisaram o mundo. Nesses dois anos, a Festa da Penha foi virtual e o Terço não foi confeccionado.

Fiel ao tema, um quadro em óleo sobre tela, mostra Maria com um paciente no leito e, no crucifixo, a pintura do Cristo Ressuscitado, uma das sete alegrias de Nossa Senhora da Penha. “Queremos transmitir esta mensagem de que a nossa fé prevalece e não fenece. O Cristo Ressuscitado é o símbolo de fé e de esperança”, diz Osmar.

Osmar começa a trabalhar na preparação do terço três meses antes da Festa. Isso ele faz desde o início, há 24 anos. Segundo ele, o primeiro terço, que foi feito para a Romaria das Mulheres, não deu certo e acabou sendo colocado entre as palmeiras. “A ideia nasceu por acaso. Em 1997, no Rio de Janeiro, durante o 2º Encontro de Famílias com o Papa João Paulo II, vi um terço de isopor pendurado com bolas de gás. A partir disso, comecei, no ano seguinte (1998), a preparar o símbolo da Festa da Penha no Espírito Santo”.

       O médico Osmar, criador do Terço da Festa da Penha

Depois de preparar e corrigir todos os detalhes da obra com sua equipe, ontem à noite, com a ajuda do Corpo de Bombeiros, foi feita a instalação do Terço, durou um pouco mais de uma hora neste sábado. O trabalho chamou a atenção dos visitantes ao Convento da Penha, um dos principais pontos turísticos do estado.

CONGO DO MESTRE HONÓRIO
O Convento da Penha recebeu, neste Sábado de Aleluia, a banda de Congo Mestre Honório, da Barra do Jucu, como parte das homenagens à Nossa Senhora da Penha. O grupo subiu o morro cantando, mas quando chegou no portão da ladeira, parou os instrumentos para visitar em silêncio a imagem da Padroeira. Todo ano a banda de congo Mestre Honório sobe as ladeiras do Convento, marcando também o período de jejum da Quaresma, já que durante 40 dias a banda ficar sem tocar e sem cantar como forma de penitência. Eles foram acolhidos pelo guardião do Convento da Penha, Frei Djalmo Fuck.

O congo é um gênero musical brasileiro, típico das regiões litorâneas do Espírito Santo. As banda de congo são conjuntos musicais que tocam e cantam principalmente em festas religiosas, como as de São Benedito, São Pedro, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha. Segundo livros históricos, as primeiras bandas teriam surgido no Estado por volta de 1855.

A arte desenvolvida por diversos voluntários, com cerca de 20 metros de altura, é uma tradição que dura 23 anos e que já virou um símbolo forte de devoção mariana e cenário para fotos de diversas famílias. O terço fica no Campinho do Convento.

PROGRAMAÇÃO PARA ESTE DOMINGO

Dia 17 – 1º dia do oitavário
5h, 7h, 9h, 11h – Missas presenciais no Campinho

7h30 – Corrida da Penha – da Praça do Ciclista ao Parque da Prainha

14h – Programa “Salve Mãe das Alegrias” (transmissão ao vivo)

16h – Missa de abertura da Festa da Penha (Área Pastoral Vila Velha). Transmissão ao vivo e presencial no Campinho


Comunicação da Província da Imaculada Conceição