Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sob a inspiração de Duns Scotus

08/11/2012

Notícias

Moacir Beggo

Agudos (SP) – O terceiro dia (8/11) do Capítulo Provincial, que está em andamento no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), iniciou-se celebrando a memória do Bem-aventurado João Duns Scotus, um fiel discípulo de São Francisco de Assis, que investigou profundamente a divina Revelação, produzindo muitas obras filosóficas e teológicas. Frei João Mannes, que é Doutor com especialização na Filosofia Mística de São Boaventura e professor de Filosofia em Curitiba, presidiu a celebração, tendo como concelebrantes Frei Olivo Marafon e Frei José Idair F. Augusto.

“Com alegria celebramos hoje a memória do Beato John Duns Scotus, fisólofo e teólogo da liberdade, da amizade e do amor”, destacou Frei João aos 103 capitulares que estão participando desta assembleia da Província Franciscana da Imaculada Conceição, que irá até a próxima segunda-feira.

Segundo Frei João Mannes, Duns Scotus amava contemplar e pregar o mistério da Paixão salvífica de Cristo, expressão do amor imenso de Deus, que comunica com grandíssima generosidade o seu amor e bondade. “Certamente, podemos dizer que nós nos tornamos autênticos evangelizadores, sal da terra e luz de mundo, à medida que deixamos que o Filho de Deus se encarne em nós e permitimos que Ele transforme a nossa vida em Palavra Viva do Evangelho de Jesus Cristo”, disse.

A celebração Eucarística, de modo especial, esteve em comunhão com todas as Fraternidades que trabalham com a formação. “Por isso, o nosso modelo, a nossa maior referência no processo de formação inicial e permanente deve ser sempre Jesus Cristo, o Verbo Encarnado. Formação Permanente é o esforço continuado que fazemos para alcançar cada vez mais, no processo de configuração de nossa existência com o de Jesus Cristo, sob a inspiração de São Francisco de Assis”, acrescentou.

Por último, o presidente da celebração pediu que Duns Scotus “interceda junto a Deus por nós, reunidos em Capítulo, para que não queiramos o redimensionamento estrutural e pessoal a partir de ideologias ou de interesses pessoais, mas abrasados e iluminados pelo fogo do amor de Deus, revelados a nós”, completou.

Além da festa Franciscana em memória do Bem-aventurado Duns Scotus, o dia foi de festa para o aniversariante Frei Nelson J. Hillesheim, coordenador do Departamento de Educação e Comunicação da Província e reitor da Unifae de Curitiba.

“Instrumento de Trabalho”

Já os frades capitulares começaram uma nova etapa com a leitura e o estudo do “Instrumento de Trabalho” para este Capítulo, que foi elaborado a partir das Fraternidades e da Comissão Preparatória para este Capítulo. Foi um trabalho prévio de sondagem junto aos 379 freis que compõem a Fraternidade Provincial.

“Ele é uma indicação, uma amostra da participação do que a Província Franciscana da Imaculada está pensando sobre as suas frentes e como elas devem ser redimensionadas”, explicou Frei José Francisco de Cássia dos Santos, presidente da Comissão Preparatória.

Segundo Frei José, o documento é um material de consulta. “A assembleia está discutindo o redimensionamento de nossas frentes missionárias, das nossas presenças e, nesta discussão, leva-se em consideração esse material como uma consulta. A discussão, portanto, é um pouco mais ampla do que esse material produzido nas fraternidades”, enfatizou o presidente da Comissão.

Segundo Frei José, até o momento, o andamento das discussões tem sido muito satisfatório. “Os frades têm buscado compreender a missão evangelizadora da nossa Província de uma forma mais integrada do que aquela que até pouco tempo nós tínhamos”, avaliou o frade, que também é o responsável pelo Serviço Franciscano de Solidariedade – Sefras.

“Penso que estamos progredindo muito e vamos, daqui até segunda-feira, ter indicações e critérios de organização dos trabalhos mais claras, do ponto de vista também desta coletividade dos frades da Província da Imaculada”, completou o mineiro Frei José.

Na parte da manhã, os frades que participam do Capítulo reafirmaram a intenção e o desejo de que a Província continue atuando nas cinco frentes de Evangelização em que ela está presente: paróquias e santuários, educação, comunicação, missão e solidariedade com os empobrecidos.

Esse trabalho que começou hoje deve seguir também nesta sexta. O Capítulo Provincial termina segunda-feira, dia 12. No domingo, dia 11, vai ocorrer a eleição do corpo de definidores, seis frades escolhidos para formarem, junto com o Ministro Provincial e o Vigário, o governo da Província Franciscana.