Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sinodalidade Franciscana é o tema na volta da Jornada Franciscana da CFFB São Paulo

22/09/2022

Notícias


São Paulo (SP) – Todo ano, a Família Franciscana do Brasil, através do seu Regional de São Paulo, reserva uma data para se encontrar. Nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, esses encontros (2020 e 2021) não puderam realizar e, neste domingo (25/09), os franciscanos e franciscanas voltam a se reunir para celebrar a fraternidade com a proximidade das festividades do Pai Seráfico São Francisco de Assis.

Trata-se de um momento de reflexão e confraternização de religiosas e religiosos de todas as Ordens e Congregações que seguem o carisma franciscano, além de reunir um grande número de leigos e leigas da Ordem Franciscana Secular, da Juventude Franciscana (Jufra) e de todos os simpatizantes de São Francisco de Assis e Santa Clara.

Neste domingo, 25 de setembro, todo mundo está convidado para esta grande festa da Família Franciscana no Colégio Franciscano João XXIII, na rua Caminho do Engenho, 473, Ferreira, na capital paulista.

O encontro começa às 8h30 com a acolhida dos participantes e, em seguida, tem início a Celebração Eucarística. Em seguida, às 10 horas, começa a Mesa Redonda com o tema “Sinodalidade na Fraternidade Franciscana”, tendo em vista a preparação para o Sínodo 2021-2023, que reflete sobre o tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O desenvolvimento do tema estará a cargo de cinco participantes.

A primeira Jornada Franciscana realizou-se por ocasião do 8º Centenário do Nascimento de São Francisco de Assis. São 39 anos de encontros e reflexão, com a interrupção de dois anos durante a pandemia, sobre a presença Franciscana em São Paulo.

FICHA TÉCNICA
Jornada Franciscana CFFB-SP

Tema: SINODALIDADE NA FRATERNIDADE FRANCISCANA
Palestrantes:
Frei Jose Antônio Cruz Duarte, OFM – Relações fraternas
Frei Rodrigo da Silva Santos, OFM – Palavra de Deus
Frei Marcelo Toyansk, OFMCap – Casa comum
Ângelo e Jaqueline Vaz Rosa, OFS – Cidadania
Ana Carlota Vieira, professora – Educação

Data: 25 De Setembro de 2022
Horário: Das 8h30 às 16h00
Local: Colégio Franciscano João XXIII

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Acolhida e Animação
9h00 – Celebração Eucarística
10h00 – Mesa Redonda – Lugares da Sinodalidade
12h00 – Almoço comunitário (trazer a comida para partilhar)
13h15 – Momento de Cantos e Retomada
13h30 – Grupos
15h00 – Partilha
16h00 – Mística de Encerramento e Apresentação do Teatro.


CFFB – Conferência da Família Franciscana do Brasil – Regional São Paulo
Informações: regionalsp.cffb@gmail.com