Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Alegria e descontração na Jornada Franciscana das crianças

11/12/2014

Notícias

820

Cláudio Santos, especial para este site

A alegria e os momentos de espiritualidade marcaram a Jornada Franciscana das Crianças promovida, no último final de semana, pela Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias (RJ), vinculada à Ordem Franciscana Secular (OFS). A jornada chega a sua terceira edição com o entusiasmo e a jovialidade próprios do carisma franciscano.

Com o tema ‘Caminhar com Cristo e São Francisco’ as crianças da catequese e da paróquia puderam conhecer de forma lúdica e descontraída o seguimento do Santo Evangelho tendo como modelo inspirador, São Francisco de Assis. A jornada teve como objetivo apresentar às crianças aspectos relevantes da espiritualidade franciscana como amor ao próximo, espírito de oração e de pobreza, cordialidade, humildade, simplicidade e o respeito por toda a obra da Criação que devem estar presentes no seu cotidiano.

03Além de momentos de oração, as crianças puderam refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal e de um de seus maiores símbolos: o presépio. Idealizado por São Francisco de Assis, o presépio foi encenado pelo santo pela primeira vez, em 1223, na floresta de Greccio, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para aproximar as pessoas mais simples do mistério do Natal.

O encontro com as crianças demonstrou o quanto os valores da espiritualidade franciscana são atuais e facilmente internalizados por crianças e adolescentes. Este ano, a fraternidade ‘Mensageiros de São Francisco’ comemorou quatro anos de vida fraterna e, no encerramento das atividades, os responsáveis foram convidados a conhecer os objetivos dos mini-franciscanos e da Juventude Franciscana (JUFRA). Nos dois grupos, tanto crianças como jovens são convidados a seguir o Santo Evangelho seguindo os passos de São Francisco de Assis.

A Fraternidade Santo Antônio agradece o apoio de todos que contribuíram para o sucesso da Jornada das Crianças, em especial ao Secretariado Regional Sudeste II, da JUFRA, e à coordenação da Iniciação Cristã de Crianças e Adolescentes da Catedral de Santo Antônio, de Duque de Caxias.

 Mini-franciscanos: um ideal de vida

02A fraternidade dos mini-franciscanos é um espaço de evangelização e vivência juvenil da espiritualidade franciscana presente em todo o Brasil. Nesse carisma, crianças e adolescentes são convidados a viver com dinamismo o ideal franciscano em fraternidade, reconhecendo-se como irmãos e irmãs de todas as criaturas, na alegria da partilha e do serviço vividos na simplicidade, na intimidade com Deus, na Paz e no Bem.

É um projeto de vida e conversão que ajuda as crianças e suas famílias a seguirem Jesus Cristo segundo os passos de São Francisco de Assis na construção de um mundo mais fraterno.

Na Catedral de Santo Antônio de Duque de Caxias (RJ), essa proposta é apresentada às crianças e adolescentes pelos irmãos da Ordem Franciscana Secular (OFS), que há mais de 50 anos vivem essa experiência de fraternidade no amor aos mais pobres e humildes. Comentários, dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail ofs.santoantonio@gmail.com