Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sinfrajupe realiza encontro de articuladores

22/10/2012

Notícias

O Serviço Inter-francicano de Justiça, Paz e Ecologia – Sinfrajupe/RJ – realizou na última sexta-feira, no Convento Santo Antônio do Largo da Carioca (RJ), uma reunião com os articuladores deste serviço que reuniu irmãos das fraternidades do Regional Sudeste II, da OFS, e religiosos da Família Franciscana do Brasil (FFB).   O encontro teve como objetivo buscar formas de articulação e dinamizar esse serviço franciscano junto às congregações e fraternidades franciscanas do Regional RJ/ES.

A Irmã Ana Maria Vicente Soares, representante da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas fez um resgate histórico do Sinfrajupe e uma retrospectiva do trabalho realizado nos últimos anos, realçando a importância de se reestruturar o serviço e as suas atividades frente às exigências atuais e aos conflitos sócio-ambientais em todo o mundo. Ir. Ana Maria destacou a movimentação do Sinfrajupe na Cúpula dos Povos, durante a Conferência Rio+20, para denunciar o projeto de Economia Verde, os conflitos sócio-ambientais e territoriais nas cidades e no campo no Brasil e no mundo.

Frei Vitório Mazzuco, reitor do Convento Santo Antônio, relatou a importância que o Sinfrajupe desempenhou na formação de muitos frades, irmãs e franciscanos seculares e que precisa ser resgatado. Frei Vitório ainda destacou as diversas atividades realizadas como as caminhadas pela paz e em defesa da vida, os debates e seminários sobre ecologia e meio ambiente que reforçavam o caráter profético da Igreja, a identidade e a presença franciscana entre os mais pobres.

Os presentes aprovaram a proposta da realização de um encontro no qual serão trabalhados os três eixos aprovados pelos franciscanos nas plenárias da Cúpula dos Povos: identidade franciscana, mineração e a economia verde. A data e o local do encontro ainda serão definidos pela comissão organizadora para que haja uma ampla divulgação do evento.

A próxima reunião de articuladores do Sinfrajupe será no próximo dia 19 de novembro, às 18:00 horas, no Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca (RJ). Estão convidados para o encontro, os irmãos e irmãs que trabalham ou se interessam pela temática da Justiça, Paz e Ecologia em suas congregações e fraternidades. Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail: anamvsoares@hotmail.com

Conheça o Sinfrajupe O que é?

Somos franciscanos, franciscanas e simpatizantes de São Francisco, o pobre de Assis, e de Santa Clara, que animados pelo seu carisma e testemunho, formamos o Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia – SINFRAJUPE. Como irmãos e irmãs menores, em nome do Evangelho, numa caminhada constante de conversão, colocamo-nos a SERVIÇO do Reino, na Igreja e na Sociedade, para defender, promover e valorizar a Vida, principalmente lá onde ela se encontra ameaçada, agredida e violentada, assumindo a ótica e o lugar geográfico, social e cultural do empobrecido e excluído.

Objetivo:

O Sinfrajupe é um espaço onde franciscanos e franciscanas, possam se articular principalmente aqueles que trabalham nestas dimensões das questões da justiça, paz e Ecologia. Como uma forma de nos organizarmos, pensar, aprofundar, estudar e também participar das demandas que temos da sociedade de uma forma mais conjunta e coesa, para ser este instrumento de fortalecimento na família franciscana como um todo e no mundo, diante de todas estas questões que estão sendo colocadas para nós no Brasil e no mundo de hoje!