Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

‘Simplicidade e complexidade são conceitos relativos’

20/05/2015

Notícias

Frei Walter de Carvalho Júnior

Assis (Itália) – Divididos em três grupos, os capitulares, na manhã do dia 20 de maio, dirigiram-se a três trabalhos sociais diferentes, nos arredores de Assis, tendo em comum entre eles situações limífrofes da experiência humana. Um dos lugares visitados foi o Instituto Seráfico de Assis, fundado no século XIX por Frei Ludovico de Casoria, canonizado em 2014 pelo Papa Francisco, que, ao vir à cidade em outubro de 2014, quis justamente ali começar a sua visita.

O Instituto é um centro de acolhida e reabilitação de crianças e adolescentes com graves necessidades especiais, muitas delas cegas, ou surdas ou mudas; outras portam importantes retardamentos cognitivos e sensoriais, por paralisias cerebrais, entre outras causas. O centro é altamente especializado, com tecnologias de reabilitação muito variadas e interessantes.

porciunculaUma das coordenadoras psicopedagógicas, que nos acompanhava na visita, ao referir-se, emocionada, a avanços “milimétricos” que algumas crianças alcançam a muito custo, seja em nível motor, seja em nível cognitivo, – e que para nós são coisas imperceptíveis, automáticas -, disse: “Aqui a gente aprende que simplicidade e complexidade são coisas relativas”. Isso, sem dúvida, nos faz pensar inclusive em nossa vida de frades, com seus “problemas” tantas vezes qualificados como sendo complexos.

Uma das irmãs franciscanas que trabalham no Instituto, bem como a diretora, leiga, deram testemunho de como lhes é gratificante e lhes suscita a fé, o contato diuturno com aquelas crianças e com o corpo multidisciplinar de funcionários a elas dedicado.

frades

Frades de língua portuguesa com Frei Michael Perry

Já no perído da tarde, num primeiro momento, o atual secretário geral apresentou as propostas de mudanças nos Estatutos Gerais da Ordem, que vieram das entidades, como também apresentou o parecer da comissão jurídica a respeito delas. Discussão sobre o mérito das propostas será feita em outro momento. Na segunda sessão da tarde, novo pré-escrutínio para a eleição do ministro geral foi realizado.

A oração das vésperas, neste dia de São Bernardino de Sena, foi celebrada na Basílica da Porciúncula, junto com a adoração ao Santíssimo, com presença de bom grupo de fiéis e religiosas.