Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Aproveitem o tempo do Noviciado!”, diz Frei Paulo aos Noviços 2024

15/01/2024

Notícias

Rodeio (SC) – Na Oração das Laudes desta segunda-feira (15/01), às 7 horas, o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, acolheu oito jovens brasileiros – Antônio José da Silva Dias, Daniel Santos do Nascimento, Fabrício Andreosa Martins, Fábio Charleaux Luzia dos Santos, Jean Carlos da Rosa dos Santos, Leonardo Haag, Patryck Ribeiro da Silva Dutra e Victor Flemeng do Vale Almeida – que vão formar, junto com o venezuelano, Luis David Vasques Pena, que pertence à Custódia da Imaculada Conceição, a turma de Noviços 2024 do Noviciado São José de Rodeio (SC).

O Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, recebeu e saudou os Noviços 2024 na Igreja Matriz São Francisco de Assis, saudou a Fraternidade Formadora do Noviciado e confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição e o mestre do Postulantado da Custódia da Imaculada Conceição da Venezuela, Frei Boris Rivera. “O Noviciado, durante um tempo, experimentou o sotaque português com os formandos de Angola, ultimamente Rodeio tem experimentado o acento espanhol. Nos dois últimos anos, os noviços eram da Argentina e, neste ano, da Venezuela. Quero saudar o mestre do Postulantado da Venezuela, Frei Boris Rivera. Muito obrigado pela sua presença e pela sua convivência nestes dias, obrigado pela confiança de apresentar o postulante Luiz David para fazer o Noviciado entre nós. Saudação ao povo que costuma frequentar esta igreja e reza pela perseverança dos noviços e frades da Província”, disse Frei Paulo.

E acrescentou: “Durante um período, vocês, noviços, viveram o tempo do Postulantado e, hoje, com apoio da Fraternidade e a decisão livre se manifestam por iniciar esse tempo de penitência, o Noviciado. Muito obrigado pelo ‘sim’ de vocês!”

O rito de Admissão foi feito com simplicidade, dentro da programação litúrgica do Noviciado. Mas o simbolismo desta celebração a torna um dos momentos marcantes do jovem frade que inicia a sua vida religiosa franciscana. Depois de se prepararem para este momento, nas etapas do Aspirantado e Postulantado, eles poderão fortalecer o fundamento da sua vocação no Noviciado.

O rito teve início depois da leitura dos Escritos de São Francisco, quando o mestre do Postulantado da Custódia da Venezuela, Frei Boris Rivera, chamou diante do Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto, cada um dos noviços. Então, os postulantes fizeram o pedido para participar da vida da Família Franciscana da Ordem dos Frades Menores, e foram aceitos: “Nós vos recebemos em nossa Fraternidade para que possais experimentar a vida dos Frades Menores”, disse Frei Paulo.

Segundo Frei Paulo, o tempo diante de Deus tem outra dinâmica, e “vocês, certamente, vão experimentar isso na dinâmica do Noviciado. Viver o tempo da graça do Noviciado é experimentar a intimidade com Deus. Na intimidade com Deus, experimentar a dinâmica da vida. Aproveitem o tempo do Noviciado!”, admoestou o Ministro Provincial.

Frei Paulo lembrou aos noviços que eles estão vivendo um tempo importante na Ordem dos Frades Menores. “Tendo sido os postulantes nos Jubileus da Regra e do Natal de Greccio, em 2023, vocês serão os noviços das Chagas”, recordou.

Segundo Frei Paulo, o tempo dos Jubileus da Ordem é um tempo novo, de resgate da identidade e do revigoramento da missão. “Não joguem fora esta oportunidade: trazer na alma franciscana esse tempo vigoroso de revigoramento da missão e de clarificação da identidade franciscana. Nos ajudem a perceber o momento novo e a existência nova de ser franciscano no mundo”, pediu o Ministro Provincial.

Frei Paulo destacou uma frase na Celebração da abertura do Jubileu das Chagas: “Das feridas, o corpo de Francisco é marcado com as feridas do Senhor; das feridas a vida nova. Podemos repetir: da cruz para a luz. Encontrarmos com o Cristo crucificado é uma experiência de céu e ressurreição. O encontro com o Crucificado na nossa vida nos enche de céu. E essa experiência vocês são convidados a fazer no Noviciado”, disse.

Ele falou do hábito que iriam receber: “E receberão de uma forma muito significativa neste tempo do Jubileu das Chagas a roupa em forma de Cruz. Externamente vocês escolherão experimentar isso. O caminho de identificação com o Cristo Crucificado, o caminho de identificação com os crucificados do universo, o caminho de identificação com a natureza crucificada”, ensinou.

Eles recebem o hábito franciscano e passam a ser chamados de “Frei”, que significa irmão (uma abreviação de frade, que vem do latim frater). Segundo Frei Paulo, eles iniciam o chamado “Ano da Graça”. No hábito que agora vestem, o cordão ainda não tem os três nós, que simbolizam os conselhos evangélicos (obediência, pobreza e castidade). Esse hábito é temporário e eles ganharão o definitivo na Primeira Profissão, quando concluírem este tempo de provação.

Citando o texto dos Escritos de Francisco nesta Celebração, Frei Paulo disse que Celano “identifica São Francisco como o homem de Deus, apaixonado pelo Cristo. Sejam e nos ajudem a ser homens de Deus!”, pediu.

Seguiu-se, então, a oração da Liturgia das Horas com o Responsório Breve, o Cântico Evangélico e as preces. Depois da oração do Pai-nosso, o Ministro Provincial abençoou os hábitos e entregou as vestes da provação a cada noviço: “Dando início ao ano de Noviciado, ingressando na Ordem dos Frades Menores recebei, caros irmãos, as vestes da provação talhadas em forma de cruz, em sinal de vossa maior adesão ao seguimento de Cristo”.

Com ajuda de frades presentes em Rodeio para esta celebração, os noviços vestiram os hábitos e assinaram o livro de Atas de Admissão ao Noviciado da Ordem dos Frades Menores. A oração terminou com a bênção de São Francisco.

No final da celebração, Frei Paulo entregou os noviços aos cuidados do Mestre Frei Samuel Ferreira de Lima, que já foi mestre de 2010 a 2018 e voltou em 2022, e da Fraternidade, composta por Frei Josemberg Aranha, o guardião; Frei Miguel da Cruz, o pároco e Administrador Diocesano; Frei Claudino Dal’Mago, vice-mestre; Frei José Bertoldi, atendente conventual. E Frei Paulo foi enfático: “Confiem na Fraternidade!”

CASA-MÃE DA PROVÍNCIA DESDE 1900

A Ordem dos Frades Menores estabeleceu oficialmente sua primeira residência em Rodeio no dia 26 de fevereiro de 1895, quando aqui chegaram quatro frades, liderados por Frei Lucínio Korte. Poucos anos depois, “por ato do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Aloísio Lauer, a 15 de junho de 1900, a residência franciscana de Rodeio passou a Convento e Noviciado.

A caminhada do Noviciado, em Rodeio, teve seu início em 3 de outubro de 1901, com a chegada do Pe. Mestre dos Noviços, Frei Modesto Bloeink e seus primeiros seis noviços: Frei Anselmo Boeckenholt, Frei Bonifácio Martinov, Frei Celestino Moldzianowski, Frei Elias Steinruecken, Frei Gabriel Zimmer e Frei Timóteo Arens”.

Na Província restaurada, o noviciado foi instituído antes, tendo funcionado, desde maio de 1897, no Convento de Blumenau. Mas desde 1901 permaneceu, quase ininterruptamente em Rodeio. “Quase ininterruptamente” porque, por ordem capitular, por dois anos, em 1911-12, o noviciado passou para o Convento de Curitiba. (…) O Noviciado voltou a Rodeio já em inícios de 1913.


Moacir Beggo