Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sete postulantes serão acolhidos no Noviciado 2023

14/01/2023

Notícias

A turma do Noviciado de 2023 da Província da Imaculada Conceição do Brasil será formada por sete postulantes, que serão acolhidos no domingo, dia 15 de janeiro, pelo Ministro Provincial Frei Paulo Roberto Pereira durante a Celebração, às 6h30, no Noviciado São José, em Rodeio (SC). São eles: Cristian dos Santos Lopes; Felipe Fernando Noronha;  Gabriel Sperança Goschel; Gilson Ramos de Oliveira; Matheus Querino;  Victor Gomes Franz e o argentino Rodrigo Mina.

Antes de chegarem a Rodeio, os candidatos fizeram  a etapa do Postulantado. Os brasileiros no Postulantado Frei Galvão, de Guaratinguetá (SP), e o argentino na Província São Francisco Solano, na Argentina. Segundo os documentos da Ordem, esses jovens farão um “período de formação mais intensa” em Rodeio, tendo como objetivo “fazer com que os noviços conheçam e experimentem a forma de vida de São Francisco, impregnem mais profundamente a mente e o coração de seu espírito e, avaliando melhor o chamado do Senhor, comprovem seus propósitos e sua idoneidade” (Constituições Gerais da Ordem, art. 152).

Um dos momentos mais simbólicos e emocionantes da admissão dos noviços é a veste do hábito franciscano, que o candidato recebe das mãos do Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, e do mestre Frei Samuel Ferreira de Lima. Ali mesmo, durante a celebração, ele se veste e passa a ser chamado de Frei. Este hábito é provisório durante o ano de Noviciado, já que o definitivo o noviço receberá quando fizer a Primeira Profissão, no término deste “ano de provação”.

Durante o ano, os noviços intensificam a vida em comum, entre eles e com a Fraternidade Formadora da casa –  Frei Josemberg Cardozo Aranha, guardião e vice-mestre; Frei Samuel Ferreira de Lima, vigário da casa e mestre; Frei Miguel da Cruz, pároco; Frei Claudino Dal’Mago, vigário paroquial; e Frei José Bertoldi, atendente conventual -, e participam também de algumas atividades na própria comunidade paroquial e de celebrações em outras casas franciscanas da região.

Esta será a 123ª turma do Noviciado de Rodeio.