Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Ser no mundo sinal da proximidade de Deus”, pede D. Orani

25/03/2017

Notícias

Érika Augusto

Rocinha (RJ) – Neste sábado, 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor, a Província Franciscana da Imaculada Conceição acolheu mais um diácono. A comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem celebrou com alegria a ordenação diaconal de Frei Alan Maia, concluindo assim uma semana intensa de missões, visitas, celebrações e muitas atividades.

A Paróquia, localizada na Rocinha, ficou repleta de fiéis. Muitos tiveram que acompanhar a Missa de um telão, montado fora da igreja para que todos pudessem acompanhar a celebração. Além da família de Frei Alan Maia, amigos de Bangu, bairro de origem do frade, e de Nilópolis, onde ele já trabalhou, marcaram presença. A Missa teve início às 18 horas e foi presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta,  e os concelebrantes Frei César Külkamp, Vigário Provincial, Frei Sandro Roberto da Costa, Vigário Paroquial; Frei Diego Melo, Coordenador do Serviço de Animação Vocacional (SAV). Frades vindos das Fraternidades do Convento Santo Antônio, Nilópolis, São João do Meriti, Convento São Francisco em São Paulo, frades estudantes de Teologia, em Petrópolis, padres da Congregação dos Legionários de Cristo, padres e seminaristas diocesanos, além de duas clarissas do Mosteiro Nossa Senhora dos Anjos.

Em sua homilia, Dom Orani destacou a Solenidade celebrada neste dia 25, a Anunciação do Senhor. “Isso não é só um fato do passado. O Senhor também está presente hoje no meio de todos nós. Deus está aqui na Rocinha. Deus habita no meio de nós”, afirmou o Arcebispo, que acrescentou: todos são chamados à missionariedade, transformando assim a realidade onde vive.

O Arcebispo destacou ainda que a missão de todo cristão batizado é ser sinal da proximidade de Deus, e frisou a importância da opção pela pobreza e simplicidade feita pelos franciscanos.

No momento de ação de graças, Frei César agradeceu ao Arcebispo pela presença na celebração, e leu a mensagem do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, prestando solidariedade a toda a Fraternidade, que vive um momento delicado com a internação de Frei Márcio de Araújo Terra, devido a um acidente doméstico nesta semana e está na UTI.

Emocionado, Frei Alan agradeceu sua família, os frades e toda a comunidade da Rocinha, que o acolheu e se preparou para viver intensamente este dia de festa. Frei Sandro reforçou os agradecimentos e acrescentou: “Não esqueceremos tudo o que a comunidade fez nestes dias”.

Após a Missa, todos foram convidados para uma recepção no salão paroquial.