Seminaristas de todo o país se reúnem em Florianópolis
15/01/2015
Teve início na segunda-feira, 12 de janeiro, em Florianópolis (SC), o 35º Retiro Nacional de Seminaristas, promovido pelo Ministério para Seminaristas da Renovação Carismática Católica (RCC) do Brasil. O evento prossegue até sexta, 16, e conta com a participação de quase 300 seminaristas de todo o Brasil.
A missa de abertura do encontro, no dia 12, teve a presença de sacerdotes, leigos, consagrados e famílias, além do arcebispo de Belém (PA) e diretor espiritual do Ministério para Seminaristas, dom Alberto Taveira.
Esta edição do Renasem, como é conhecido o retiro, tem como tema a ressureição, em memória à edição do ano anterior, quando um grave acidente durante a estadia em Palmas (TO) para preparar aquele retiro tirou a vida de Luiz Gustavo Eccel, um dos coordenadores.
Na homilia da celebração, o coordenador do Ministério Cristo Sacerdote da RCC em Santa Catarina, Pe. Leandro Rech, recordou o primeiro ano de falecimento do seminarista Luiz Gustavo Eccel. “Nós podemos servir melhor a Deus. Luiz Gustavo sempre esteve disposto a servir, a anunciar o Evangelho, a ser anunciador das graças de Deus. Muitos podem testemunhar isto. Nós também podemos ser. Deixemos que o Espírito de Deus nos conduza neste retiro”, pediu
O sacerdote também pediu orações para que os participantes possam viver ao máximo a dádiva que provém do Espírito Santo no encontro.
Presente na celebração, a família de Luiz Gustavo foi homenageada com um álbum de fotos, um quadro e muitos aplausos. Antes do término da celebração, a assembleia realizou uma intercessão pela família.
Atividades
Na terça-feira, 13, além de diversas atividades, a programação contou com duas pregações para os seminaristas, proferidas pelo bispo da prelazia do Marajó (PA), dom José Luiz Azcona. Antes do repouso, houve o momento do Lucernário com as Completas.
Na quarta-feira, 14, será realizada uma missa aberta ao público e votiva ao Espírito Santo, às 20h, na Igreja do Colégio Catarinense, seguida por uma vigília às 22h.
Na quinta-feira, 15, às 10h30, o padre Eduardo Braga e Silva, de Niterói (RJ), conduzirá o momento de efusão do Espírito Santo. O encontro termina na sexta-feira, com o almoço.