Ituporanga: Seminário acolhe 400 jovens crismandos
29/05/2017
A Fraternidade de Acolhimento Vocacional do Seminário São Francisco abriu as portas, nos dias 20 e 27 de maio, para o encontro que reuniu cerca de 400 jovens crismandos da Paróquia Santo Estêvão, mas a organização esteve a cargo, além da Fraternidade do Seminário, do SAV paroquial, das Irmãs Franciscana de São José e dos catequistas.
Os trabalhos de preparação foram intensos e gratificantes e marcaram os últimos três meses dos aspirantes, seminaristas, frades, catequistas e casais vocacionais que buscaram, mediante partilhas de opiniões e propostas, organizar o encontro e levá-lo ao bom termo que chegou.
O objetivo foi proporcionar aos crismandos da Paróquia um momento para conhecerem as dependências do Seminário e terem maior contato com os seminaristas, aspirantes, lideranças da Paróquia, marcando este tempo antes da crisma como possibilidade de firmarem laços e não tornar a Crisma um sacramento de despedida. Além disso, foi tempo propício para a animação vocacional dos jovens desta Paróquia.
No final de semana do dia 20/5, foram acolhidos os jovens (mais de 150) dos setores de Atalanta, Petrolândia e Chapadão do Lageado. No final de semana do dia 27 de maio, foi a vez dos jovens (mais de 210) do setor Ituporanga. Foram dois finais de semana marcados pela alegria, pelo espírito desbravador desta idade. Foi vida intensa!
Na dinâmica do encontro, cada setor apresentou uma parábola bíblica. Conforme as catequistas, a riqueza das apresentações foi vista no dia do encontro, mas os frutos de amizade e compreensão foram colhidos já durante os ensaios.
O encontro foi marcado também por momento de lazer, com a possibilidade de os crismandos participarem de gincanas e esportes.
Tomou também grande destaque no encontro a apresentação do carisma franciscano. Destacou-se o modo franciscano de estar com os jovens, de realizar a missão nesta realidade de Ituporanga, de poder, a exemplo de Francisco, encontrar-se com o Mistério que envolve a vida de cada um.
Para tanto, os Aspirantes e Seminaristas organizaram uma apresentação teatral. Conforme destacaram diversos participantes, a vida de Francisco continua atual… é uma forma provocante de vida… traz uma resposta ao jovem de hoje.
Assim, diante desta provocação que Francisco continua fazendo, também foi apresentado a eles o convite de participarem dos encontros vocacionais.
Equipe de comunicação do Seminário