Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro Vocacional reúne 21 jovens em Ituporanga

12/06/2017

Notícias

sav_120617

Toda caminhada vocacional de um jovem começa com os primeiros passos. Estes podem ser firmes, destemidos e previamente já pensados. Ou talvez, há quem esteja mais tímido, pensativo e inseguro. Apesar disso, o início é etapa forte e precisa ser bem vivida, pois será carimbado na história daquele que se abre para compreender mais o chamado de Deus. Neste contexto, no último final de semana (9-11/6), 21 jovens do estado de Santa Catarina tiveram lugar marcado para concretizar essa largada no seu itinerário de discernimento vocacional: o Seminário São Francisco de Assis em Ituporanga/SC.

Durante o encontro, os jovens puderam esclarecer bem a questão vocacional na Bíblia: o chamado de homens e mulheres que se entregaram por inteiro à voz de Deus, e que sentiram aquilo que o profeta Jeremias experimentou: “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir” (Jr 20, 7). Além disso, por meio de um filme, os irmãos que estavam no encontro conheceram um pouco mais sobre a vida de São Francisco de Assis, sua conversão e sua missão evangelizadora.

sav_120617_1

Outro aspecto muito enfatizado diretamente aos jovens que fazem o ensino fundamental é a questão de como o chamado de Deus é trabalhado dentro da rotina do seminário. Os cinco pilares da vida desta casa de formação – oração, estudo, vida fraterna, trabalho e lazer – foram muito bem abordados e explanados. E como é de costume, também foram propiciados muitas ocasiões favoráveis de experiência prática, juntamente com os seminaristas e aspirantes, de como essas marcas fortes do dia a dia desta fraternidade acontecem. Por isso, os vocacionados viveram profundos momentos de encontro com Deus, formação, atividades esportivas e de convivência e também de ajuda na limpeza de espaços comuns.

E para aprimorar ainda mais este início de caminhada, a convivência com os frades, aspirantes e seminaristas fez do encontro um momento concreto de conhecimento de como se dá a vida franciscana. As perguntas de corredor, os momentos para rezar juntos, jogar bola e entre outros, além de ser um demonstrativo de como são as atividades do seminário, são, antes de tudo, uma animação vocacional. Os irmãos mais experientes na caminhada vão ajudando os que estão iniciando, e assim se dá a concretização do discernimento do chamado de Deus.

sav_120617_2

Tudo isso é para demonstrar que o início de um processo de acompanhamento vocacional precisa estar afinado com as bases daquilo que servirá de sustento para uma vocação acertada. Viver um pouco o dia a dia do seminário já deixou nos jovens participantes o desejo de querer caminhar mais, de conhecer mais sobre São Francisco e viver os valores de uma caminhada evangélica ao modo de ser de um frade menor. O Serviço de Animação Vocacional agradece a Fraternidade do Seminário, aos seminaristas e aspirantes pelo apoio e sempre boa acolhida. Rezemos pelos nossos jovens vocacionados!

Frei Gabriel Dellandrea

VEJA MAIS IMAGENS DO ENCONTRO