Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Semana Missionária em Rodeio

03/09/2022

Notícias

Foto: Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, OFM

Por ocasião dos jubileus dos confrades Frei João Miguel Silva da Cruz, Frei Claudino Dal’Mago e Frei José Bertoldi, que completam, respectivamente, 25, 50 e 65 anos de Vida Religiosa, e de nossas irmãs catequistas franciscanas, o Serviço de Animação Vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil promoveu uma semana missionária para percorrer as comunidades da cidade de Rodeio (SC), testemunhando e agradecendo ao Senhor pelo testemunho de vida que esses irmãos nos dão e pela perseverança e fidelidade ao compromisso abraçado naquela mesma cidade. Na cidade de Rodeio está o Noviciado São José, lugar onde estes três confrades viveram o ano da graça e provação e, ao final deste, fizeram seus primeiros votos na Ordem dos Frades Menores, iniciando assim sua vida religiosa.

Na noite de terça-feira, 30, foi celebrada a missa de envio dos missionários na Paróquia São Francisco de Assis. As equipes foram compostas pelos frades, pelas irmãs catequistas franciscanas, pelos vocacionados e pelos leigos da região, estes últimos responsáveis por guiar os demais. Ao todo, mais de 20 missionários estiveram, diariamente, percorrendo as ruas da cidade, propagando a devoção a Frei Bruno Linden e anunciando a Boa Nova do Reino em cada casa em que entravam.

As visitas às famílias aconteceram durante três dias, pela manhã e à tarde, e contemplaram as 16 comunidades que fazem parte do município. Na quarta-feira, as equipes percorreram as estradas nas comunidades do Kaspereit, do Bairro dos Lagos, da Divisa, do Rodeio 12, do Rodeio 32 e do Rio Belo. Na quinta-feira, foi a vez de visitar o Rodeio 50, a Gávea, o Pico, o Ipiranga e o Centro. Por fim, na sexta-feira, visitou-se o Glória, a Nova Brasília, o São Pedrinho, o Diamante e o Rio Morto.

Nessas visitas realizadas nos lares priorizou-se os enfermos, os idosos e as pessoas afastadas das comunidades, a fim de reanimá-los na fé, apontando a nossa proximidade fraterna e compromisso com os mais fragilizados.

Em cada uma das comunidades foi realizada uma celebração vocacional encerrando as atividades do dia com as crianças da catequese. Elas puderam conhecer melhor os noviços, a vida religiosa consagrada, a história de São Francisco de Assis e meditar sobre a sua própria vocação.

A gratidão foi expressa tanto pelas famílias visitadas, quanto pelos missionários que participaram de inúmeras realidades vividas pelo povo.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, OFM