Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Coro de Câmara Canarinhos de Petrópolis apresenta Concerto no Instituto de Cultura

25/06/2022

Notícias

Petrópolis (RJ) – A “Casa de Petrópolis Instituto de Cultura” foi anfitriã do Concerto do Coro de Câmara Canarinhos de Petrópolis, neste sábado (25/06), às 18 horas. O mais novo coral do Instituto dos Meninos Cantores tem em sua formação jovens coralistas oriundos do Coral dos Canarinhos e Coral das Meninas dos Canarinhos e foi fundado em 2021, fruto da pandemia.

O programa do concerto contemplou obras da música popular brasileira e do pop internacional, além de canções clássicas como “Conversa de botequim” de Noel Rosa (CLIQUE E ASSISTA) e “Cantiga de roda/Nesta Rua” com arranjo de Carlos A. P. Fonseca. Também deu destaque para músicas modernas como a de Michael Jackson “Heal the world” (CLIQUE E ASSISTA) e “Your Song” de Elton John.

Na abertura do evento, a Diretora Executiva do Instituto de Cultura, Rachel Wider, acolheu a todos e falou da alegria em receber os jovens coralistas e o público que lotou a sala da Casa. “A gente tem muito orgulho de receber o Coro de Câmara Canarinhos de Petrópolis”, disse. Explicou que o imóvel que abriga a “Casa de Petrópolis” guarda um passado memorável desde o início de sua construção em 1879. Segundo ela, seu proprietário, José Tavares Guerra, que havia passado seus anos de estudo na Europa, idealizou sua residência unindo a beleza dos estilos europeus com as modernidades que começavam a surgir no final do século XIX.

“A sensibilidade que permeia a casa vai além da beleza dos cômodos. A tradição musical da família remonta a Julia da Fonseca Guimarães, casada com José Tavares Guerra. Durante a juventude ela e suas irmãs haviam estudado na França com o grande compositor e organista César Franck. De volta ao Brasil, tornou o canto acompanhado de piano um hábito de sua família. A tradição e a paixão pela música continuaram através de sua neta Júlia Adriana, que era igualmente exímia pianista. Júlia Adriana fez o curso de piano em três anos, graduando-se em primeiro lugar. Aperfeiçoou-se com Marguérite Long, com Francisco Mignone e com Heitor Villa-Lobos, de quem era amiga e intérprete por excelência. Foi também fundadora da Associação de Canto Coral”, destacou. “A Casa de Petrópolis pretende honrar com suas atividades o pioneirismo, a beleza e a sensibilidade que fazem parte da história do imóvel e da família que nele viveu”, revelou Rachel.

Na sequência, convidou os coralistas e o maestro, Marco Aurélio Lischt, para comporem o belíssimo cenário da Casa, um patrimônio do povo petropolitano. Por sua vez, Lischt também manifestou a satisfação de se fazer presente neste evento cultural. Explicou que o Coro de Câmara nasceu durante a pandemia com a necessidade de expandir o repertório e apresentar canções mais diferenciadas com o público juvenil, que atualmente é formado por 16 vozes.

A primeira música apresentada foi “Beati quorum via” de Charles Villiers Stanford, um compositor romântico tardio. O texto da canção diz o seguinte: “Bem-aventurados os retos que andam no caminho do Senhor e obedecem às suas leis”. A segunda obra foi “Chi la Gagliarda” de Baldassare Donati. “Aqueles que querem dançar a ‘Glagliarda’, venham até nós, pois nós somos finos mestres. Experimentai um pouco e vejam como são os dez passos da ‘Glagliarda’, diz o texto da música.

Na sequência vieram as músicas “Cantiga de roda/Nesta Rua” com arranjo de Carlos A. P. Fonseca. Série Xavante – IV – “Corrida dos Buritis” de Cesar Guerra-Peixe – compositor brasileiro e petropolitano de música erudita, arranjador e estudioso da música brasileira-, “Andanças” P. Tapajós, “Vira Virou” de Kleiton e “Conversa de botequim” de Noel Rosa, “Lullabye” com arranjo de Kirby Shaw de Billi Joel, “Heal the world” de Michael Jackson, “Your Song” de Elton John e “Stand by me” de Ben E. King (CLIQUE E ASSISTA). No final, o público ovacionou de pé os coralistas. Como bis entoaram então duas músicas: “Hey Jude” de Jhon Lennon e “All You Need Is Love” de Beatles.

SOBRE O CORO DE CÂMARA

Fundado em 30 de setembro de 2021 por Frei Marcos Antônio de Andrade, Marco Aurélio Lischt e Rose de Mello, o Coro de Câmara Canarinhos de Petrópolis tem em seu histórico apresentações memoráveis com obras de alta qualidade e de grande relevância. Com o propósito de ter um repertório diferenciado, o grupo vocal apresenta composições de grande envergadura que abrange desde a música medieval até a música contemporânea, com especial destaque para a música popular brasileira e o pop internacional.

O Coro de Câmara Canarinhos de Petrópolis já se apresentou em concertos de Natal, casamentos e em eventos temáticos ao longo deste primeiro ano de existência. Desde a sua fundação, o Coro de Câmara está sob a regência e direção artística do maestro Marco Aurélio Lischt.


Frei Augusto Luiz Gabriel