Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sefras realiza Semana Missionária com jovens do Caribe e Brasil

15/07/2013

Notícias

pariO Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), juntamente com a Paróquia Franciscana de Santo Antônio do Pari e a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria (FMM), irão receber, entre os dias 16 e 23 de julho, 228 jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Desses, 178 virão da Ilha de Guadalupe, no Caribe, e 50 jovens são da Pastoral da Juventude (PJ) da Paróquia de Santo Antônio do Pari, em São Paulo.

A proposta idealizada pelos organizadores é fazer, nesta Semana Missionária em São Paulo, um intercâmbio cultural, social e religioso, visando a troca de experiências entre as “juventudes” de diferentes realidades sociais e culturais. A intenção é levar os jovens a pensarem em ações e projetos nas suas localidades, afim de que retornem comprometidos com o mundo pelo qual todos são responsáveis.

Os jovens terão uma agenda de atividades que darão a oportunidade de conhecer a cidade de São Paulo através da presença e da ótica da juventude paulistana comprometida e que trabalha na perspectiva de contribuir por uma cidade e uma sociedade diversa e justa. Além disso, os jovens terão espaço de convivência fraterna, de expressão cultural, de conferências e de momento de espiritualidade. As atividades acontecerão no Colégio Bom Jesus, no bairro do Pari.

A programação, criada por uma equipe multidisciplinar, terá atividades como: visitas e experiências de campo nas instituições, movimentos e a realidades sociais da metrópole paulistana. Além disso, contarão com uma programação cultural interna e externa, círculos de troca de saberes, espaços de cooperação, momentos celebrativos entre outros.

Segundo os organizadores, a Pré-jornada irá cooperar na programação da JMJ, na perspectiva de integração e formação dos jovens para uma compreensão cristã de presença no mundo, através do contato com múltiplas realidades sociais e religiosas.

Além da Sede do Sefras e dos Serviços de São Paulo, o Sefras Porciúncula, em Niterói, e o Centro Franciscano de Convivência da Criança e Adolescente (“Gente Viva”), em Petrópolis, também receberão os jovens para a Semana Missionária, com o mesmo objetivo de proporcionar uma experiência vivencial a partir da realidade social que o Sefras atende.

Serviço:

Evento: Pré-Jornada Mundial da Juventude no Sefras
Data: de 16 à 23 de julho de 2013
Local: Colégio Bom Jesus e Paróquia Santo Antônio do PariPraça Padre Bento – S/N Canindé, São Paulo – SP
Horas: a partir das 8h