Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

SAV realiza Semana Missionária Vocacional

08/08/2012

Notícias

Por Frei Diego Atalino de Melo

De 30 de julho a 4 de agosto, o Serviço de Animação Vocacional da Província, juntamente com os frades estudantes de Teologia, realizou uma Semana Missionária Vocacional nas fraternidades da seguintes localidades: Gaspar, Balneário Camboriú, Ituporanga, Lages, Curitibanos, Blumenau, Angelina e Mangueirinha.

Divididos para atender às oito fraternidades, nossos missionários partiram de Rondinha após o encerramento da IX Assembleia dos Frades estudantes, ainda na tarde de domingo, dia 29.

Chegando às fraternidades, os frades estudantes puderam realizar ao longo da semana inúmeras visitas às turmas de alunos, bem como aos grupos de catequese e de jovens. Por fim, concluindo a Semana Vocacional, na maioria das paróquias foi realizado um encontrão com toda a juventude e com o tema da vocação, próprio para esse mês de agosto.

Fruto de uma constante e progressiva tomada de consciência de nossa Província da urgência e necessidade de nos fazermos presentes junto aos jovens, o objetivo desse trabalho é dar maior visibilidade ao nosso carisma franciscano, bem como ser uma oportunidade de um forte e explícito anúncio vocacional.

Assim, de modo geral, percebeu-se que há uma boa acolhida de nossa proposta e presença junto aos colégios, mesmo nas instituições públicas e não confessionais, tendo em vista que nossa abordagem e metodologia de trabalho são baseadas sempre nos princípios do ecumenismo e no anúncio de valores que são universais. Inclusive percebeu-se que há uma insistência, por parte das próprias escolas, de que esse trabalho não seja somente esporádico, mas que os frades se façam presentes nesses espaços acadêmicos com mais frequência.

Desse modo, tendo em vista que a questão vocacional é uma prioridade provincial, agradecemos a todas as fraternidades que acolheram nossa proposta e se empenharam na preparação dessa intensa semana vocacional, não só fazendo o contato com os colégios, mas também acolhendo nossos confrades. Também agradecemos imensamente a todos os confrades estudantes de teologia que possibilitaram a realização desse trabalho em tantas paróquias de nossa Província.

Que o bom Deus faça frutificar nossa semeadura e a nossa dedicação em anunciar o Seu Reino no coração de tantos jovens.