Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Centro Franciscano das Missões celebra 50 anos

12/04/2019

Notícias

O ano de 2019 nos lembra, entre tantos outros acontecimentos, duas iniciativas importantes para a Familia Franciscana. O primeiro: o encontro de São Francisco com o Sultão, expressão do diálogo que se constitui em um dos elementos do carisma franciscano em 1209. O segundo: A fundação da “Missionszentrale der Franziskaner”, o Centro Franciscano para as Missões e apoio dos missionários franciscanos em 1969.

Este último nasceu no clima renovador do Concilio Vaticano II. Voltar às fontes e atualizá-las no hoje, foram os dois imperativos, acolhidos também com entusiasmo pela Família Franciscana. Frei Andreas Mueller, procurador das Missões da Província alemã de Fulda teve a feliz ideia, transformada em visão profética, de criar um organismo franciscano em apoio à missão dos franciscanos.

Digo profética porque generosamente aberta a serviço de toda a Família Franciscana, quer dizer: a primeira, segunda e terceira Ordem e embora de iniciativa da Ordem dos Frades Menores, acolhendo todas as formas e modos de vida franciscana.

Tendo surgido na Alemanha e tendo como sede a então capital alemã, Bonn, quis abranger todos os países centro-europeus: Alemanha, França, Países Baixos, Bélgica, Suíça, Áustria, Hungria e Romênia, que formam, franciscanamente falando, uma Conferência franciscana (OFM), hoje conhecida na Ordem como COTAF (Conferência Franciscana Transalpina).

Nos séculos 18 e 19, e primeira metade do século 20, estas Províncias foram muito dedicadas à vocação missionária. Basta lembrar que a Província holandesa chegou a ter mais de 1.000 membros, fundando cinco novas Províncias no mundo e a restauração das duas Províncias brasileiras (Santo Antônio e Imaculada Conceição) pela Província alemã da Saxônia.

A partir dos anos 60 do século passado, porém, as vocações missionárias diminuíram drasticamente. Foi justamente por causa disso que Frei Andreas concebeu a “Missionszentrale” como organismo para manter viva a consciência missionária de todos os cristãos

Já não tendo mais pessoas a serem enviadas como missionários, resolveu-se apoiar em todos os sentidos, de modo particular porém, financeiramente, o serviço dos missionários aos mais pobres, abandonados e doentes.

Os recursos vinham e vêm principalmente das doações dos benfeitores que não são apenas doadores, mas colaboradores conscientes de sua missão de cristão. Para isso, criou-se um departamento de “diálogo com o benfeitor”.
Outro departamento se dedicou de modo cada vez mais objetivo em elaborar, acompanhar e avaliar um projeto. Tudo isso com colaboradores leigos que “vestem a camisa” da instituição.

Frei Andreas Mueller foi o presidente da “MZF” de 1969 a 2003. A nossa Província me liberou para esta função de 2003 a 2009, sucedendo o fundador. Hoje, o presidente é Frei Mathias da Província austríaca. Ele, com seus colaboradores, elaboraram um vasto programa que abrange todo o ano de 2019. Um destes eventos foi a audiência com o Papa Francisco no dia 6 de april. Todos os atuais colaboradores vieram à Roma em preregrinaçao e juntos fomos à audiência que nos marcou profundamente. Eu, pessoalmente, fiquei muito impressionado com o fato de o Papa, já saindo da sala, se virou mais uma vez e nos disse: “Meu serviço não é fácil, rezem por mim”.

Em 50 anos após sua fundação, a sede da missão apoiou cerca de 700 projetos por ano em mais de 70 países. Estes se concentram nas áreas de desenvolvimento social, educação, direitos humanos, meio ambiente e Igreja. No total, mais de 220.000 franciscanos estão trabalhando em cerca de 110 países em todo o mundo para viver, trabalhar e ajudar os necessitados. Nos últimos 50 anos, mais de 15.000 projetos de ajuda, com um volume de financiamento de mais de
400 milhões de euros, foram apoiados.

Frei Estêvão Ottenbreit