Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santa Clara é celebrada no Seminário Santo Antônio de Agudos

12/08/2023

Notícias

No dia de Santa Clara, 11 de agosto de 2023, às 19h30, foi realizada a Celebração Eucaristica no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP), presidida por Frei Ladi Antoniazzi. Em sua homilia, ele começou dizendo aos fiéis que Clara “buscou a imitação de Cristo, ou seja, reproduziu em si o evangelho de Cristo”.

Ainda em sua homilia, Frei Ladi ressaltou que “celebrar a festa de um santo ou santa é lançar um desafio na vida para cada um de nós” e ainda revelou aos fiéis o grande segredo da vida: “Eu vou te atrair ao deserto e vou falar ao teu coração e tu me escutará, este é o segredo e está bem presente na vida de Santa Clara.”

Frei Ladi relembrou do chamado que Santa Clara recebeu, a qual abandonou tudo e foi ao encontro de um projeto de vida ousado: o projeto de vida Franciscano. Clara buscou criar este projeto abraçando o evangelho. Disse também da escuta e aceitação por Clara, “daquele momento adiante, encontrou uma identificação com Cristo. Por isso, a cada dia que passava Clara ia se tornando mais clara em sua decisão, percebia a cada dia mais claramente o caminho que devia seguir, por isso que é Clara de nome, Clara de escolha e Clara do caminho que escolheu”.

Fazendo uma analogia com o evangelho, Frei Ladi citou o que Jesus disse, e o que Clara fez: “Permanecei em mim, não se importe, fique unido a mim, porque se você ficar unido a mim, você vai produzir fruto, senão, você vai secar”, e foi o que Clara fez, a cada dia buscava estar mais unida ao seu Senhor, e estando mais unida ao seu Senhor, ela se tornou um sinal e modelo de vida.

“Clara tinha uma convicção e certeza muito grande, ela alimentava isto a cada dia através da palavra, eucaristia, oração, silêncio, meditação, identificação e busca pelo Senhor. Por isso, Clara pede para que se lembrem sempre do dia em que escolheu seguir Jesus Cristo, da alegria que sentiram e que não falte entusiasmo, alegria, determinação, convicção no seu caminhar cristão”. Foram as palavras que Frei Ladi usou para definir o modo de vida cristão que Clara viveu e incentivou os fiéis presentes na celebração para que não percam o entusiasmo durante sua caminhada cristã.

O presidente da celebração ainda propôs um desafio do qual Santa Clara adotou para si por meio da identificação cristã: “Olhe todo dia para o espelho, até o dia em que você ao olhar no espelho já não enxergue mais o seu rosto, mas o rosto de Cristo, então haverá em você uma identificação plena de cristo, então estará vivendo com convicção a sua vida cristã. É por isso que São Francisco diz que já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.”

Por fim, já encerrando sua homilia, Frei Ladi foi muito feliz em lembrar do momento em que Clara se encontra com o Papa, quando Ela elaborou as regras das irmãs Clarissas, o Papa disse: “Clara, o que você está pedindo é muito pesado, talvez você viva, mas as suas irmãs companheiras terão força para viver isso?” e Clara responde: “Eu não estou pedindo outra coisa senão que se viva o evangelho”. E o Papa responde: “Se é assim então vá”.

Ao fim da celebração, a OFS realizou um momento de espiritualidade, onde foi realizada uma encenação pela jovem Thamires de Bortolli, a qual entrou vestida de Santa Clara cantando a canção “Cantiga por irmã Clara”, escrita pelo Padre Zezinho, SCJ, e emocionou a todos relembrando a humildade e o carisma da Santa.

Santa Clara de Assis é considerada a Padroeira da Televisão, e dentre seus muitos milagres, temos o da multiplicação de pães, além disso, abandonou tudo para seguir Francisco de Assis e por fim, mas não menos importante, foi a fundadora da Ordem das Clarissas.


Comunicação do Seminário Santo Antônio de Agudos