Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santa Clara é celebrada com grande festa e devoção em Nova Iguaçu

14/08/2015

Notícias

clarissas-820

A festa litúrgica em honra de Santa Clara foi celebrada com muita festa e devoção por centenas de fiéis que foram ao Mosteiro Santa Clara, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense do Estado Rio de Janeiro. Desde as primeiras horas do dia, os fiéis se dirigiam ao mosteiro para conversar com as irmãs e agradecer as inúmeras graças alcançadas pela intercessão de Santa Clara.

MOSTEIRO DE SANTA CLARA

O Mosteiro de Santa Clara em Nova Iguaçu é uma fundação Portuguesa, pedida pelo ex-Bispo Diocesano Dom Adriano Hypólito que rezou 16 anos para concretizar o seu grande sonho de ter um Mosteiro de Vida Contemplativa em sua Diocese. Ele dizia ser sumamente necessário que “a vida da Diocese fosse incrementada pela força que brota da oração silenciosa unida ao sacrifício de alguém que, aparentemente ausente, é presença constante diante da ‘Fonte’ em favor dos seus irmãos, irrigando, no silêncio do ‘Jardim Fechado’, o solo espiritual da Santa Igreja”.

As Irmãs fundadoras vieram do Mosteiro ‘Nossa Senhora da Piedade’ de Clarissas da Ilha da Madeira, Portugal. Chegaram ao Brasil em 1986. Permaneceram por três anos em uma casa provisória até que as obras do Mosteiro se concluíssem. O Mosteiro foi então inaugurado a 13 de maio de 1989.

Dom Adriano desejava que o Mosteiro fosse o centro de Adoração Eucarística da sua Diocese. Com este intuito, foi construída a Casa Betânia (anexa ao Mosteiro) para acolher os adoradores noturnos. Esta Casa também pode acolher grupos para encontros e retiros, contanto que não coincida com as noites em que haja adoradores.

O Mosteiro tem sido bastante frequentado, especialmente nas Santas Missas dominicais (10h) e na solenidade de Santa Clara (11 de agosto) com missas às 10h e 16h. O Mosteiro Santa Clara fica localizado na Rua Santa Clara, 229, Bairro Botafogo, Nova Iguaçu (RJ). Informações pelos telefones (21) 2669-2994 e (21) 2881-2458 ou pelo correio eletrônico irmasclarissasnovaiguacu@gmail.com

A Santa Missa foi presidida por Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, bispo da Diocese de Duque de Caxias (RJ),  e concelebrada pelo bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, CRL, além dos presbíteros e diáconos da diocese que celebraram em especial o jubileu em comemoração pelos 30 anos de sacerdócio dos padres Clínio Drago, Edemilson Figueiredo, Marcus Barbosa e Porfírio Abreu, do clero de Nova Iguaçu. Também estiveram presentes os frades Vitório Mazzuco e José Pereira, OFM, assistentes espirituais das irmãs clarissas, e de irmãos das várias fraternidades seculares do Regional Sudeste II, da Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS).

Em sua homilia, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos destacou que a vida cristã que tem a sua perfeição no amor é vida para ser vivida na dimensão esponsal e nesta dimensão Cristo é o nosso esposo. A categoria que realmente marca é a do dom e a da dádiva, na dimensão de ser dom e dádiva para acolher como dom e dádiva cada irmão, e que se expressa em profundidade na imagem das núpcias, na realidade do esponsalício. O bispo ressaltou que os sacerdotes que agradecem a Deus os seus trinta anos de vida presbiteral também  vivem fortemente essa dimensão esponsal como membros da comunidade cristã e, ao mesmo tempo, em razão do sacramento da ordem, estão configurados ao Senhor Jesus Cristo  como cabeça, pastor e esposo da comunidade cristã.

O prelado também apresentou uma breve retrospectiva das mensagens que os pontificados do papa Paulo VI ao Papa Francisco dedicaram as irmãs mensagens destacando aspectos centrais da vocação para a vida consagrada: a oração contemplativa incessante, a vida em fraternidade, na pobreza, obediência e castidade, sempre com Jesus, tendo como  modelo de vida São Francisco de Assis. No final de sua homilia, o prelado pediu para que as Irmãs Clarissas rezassem pela Igreja diocesana de Duque de Caxias e se associem as suas orações, fortalecendo-as para que, futuramente, Deus também lhe conceda a graça da presença de um mosteiro de vida contemplativa na diocese.

No final da celebração, os fiéis receberam com o relicário a solene bênção de Santa Clara e, após a Santa Missa, os fiéis receberam os tradicionais pãezinhos bentos e puderam felicitar as irmãs pela data e pelas singulares graças espirituais concedidas por Deus a Santa Clara, fundadora da Ordem das Damas Pobres.