Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade São Boaventura acolhe frades angolanos

09/03/2020

Notícias

Frei Franklin Matheus

 Rondinha (PR) – A Fraternidade Franciscana São Boaventura, em Rondinha, no município de Campo Largo (PR) acolheu neste domingo (8/3), cinco frades da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), que irão se juntar a três confrades brasileiros para cursar o 1° ano de Filosofia na FAE-Centro Universitário de Curitiba. São eles: Frei Venâncio C. Candundo, Frei Jerónimo Cheia Mário, Frei Herculano José Nuñgulo, Frei Inacio Felipe Puto e Frei Daniel Carlos Teresa. Após a maratona de viagens, iniciada em Luanda, passando por São Paulo e Curitiba, eles chegaram após o almoço em Campo Largo e foram acolhidos pelo guardião da Fraternidade, Frei Marcos Vinícius Brugger, pelo vice-mestre Frei José Raimundo de Souza.

Como um grupo de nove frades, mais o mestre Frei Samuel Ferreira de Lima, estiveram participando da Caminhada Penitencial Frei Bruno, em Joaçaba (SC), somente na Oração das Vésperas, às 19h0, a Fraternidade pôde celebrar, completa, a vinda dos novos confrades e também durante o recreio de acolhida, estando presente também os confrades da vizinha Fraternidade Bom Jesus da Aldeia.

Desde o dia 5 de novembro de 1981, quando foi feita a bênção das obras do Convento de São Boaventura, esta é a primeira vez que a instituição de Rondinha acolhe os frades angolanos para a etapa de estudos no Brasil. Atualmente, um grupo de frades angolanos faz o curso de Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ). Durante anos, os frades fizeram o Noviciado em Rodeio, mas atualmente, com o crescimento das vocações em Angola, o Noviciado é feito em Quibala.

Credenciada pela Portaria Ministerial em março de 2002, no mês seguinte a Faculdade de Filosofia deu início a suas atividades, com a realização do primeiro processo seletivo e abertura do primeiro ano letivo. O curso de filosofia, que se fundamenta, primeiramente, em uma necessidade intrínseca à própria natureza da instituição enquanto voltada à educação superior, têm por missão produzir e difundir o conhecimento, libertar o ser humano pelo diálogo entre a ciência e a fé e promover fraternidade e solidariedade, mediante a prática do bem e a consequente construção da paz.


DEPOIS DA ROMARIA, VISITA A TREZE TÍLIAS

Depois da Caminhada Penitencial, os frades estudantes de Filosofia e o mestre Frei Samuel; os noviços e o mestre Frei Rodrigo da Silva Santos, juntamente com Dom Mário Márquez, OFMCap, bispo diocesano de Joaçaba; o Ministro Provincial, Frei César Külkamp; o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella; e alguns leigos de Xaxim, visitaram a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Treze Tílias (SC), uma pequena cidade do meio Oeste Catarinense, conhecida por sua forte influência austríaca da região do Tirol. Guiados por Frei Alex Cianorski, foi possível visitar a Paróquia e a praça central da cidade, bem como a possibilidade de apreciar a maioria de suas construções no estilo tirolês, com detalhes nas sacadas, floreiras e entalhes em madeira.

Frei Alex destacou também que, por muitos anos, o Oeste Catarinense foi evangelizado pelos frades da Província da Imaculada. Desta cidade, nasceram muitas obras sacras talhadas na madeira e hoje embelezam os conventos, como as casas do Noviciado São José (Rodeio/SC) e o Convento São Boaventura. Este encontro teve seu término com a bênção de Dom Mário, seguido por um almoço fraterno.