Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

CNBB: Sala Franciscana recebe Microfone de Prata

02/05/2014

Notícias

alto

Moacir Beggo

Aparecida (SP) – Com transmissão ao vivo pela TV Aparecida, o programa Sala Franciscana, que é veiculado pela Rádio 9 de Julho de São Paulo, recebeu, neste feriado de 1º de maio, o prêmio Microfone de Prata na categoria programa de rádio religioso. Frei Gustavo Medella, que comanda diariamente o programa às 18h30, participou da premiação no Auditório da TV Aparecida, às 20h30, em cerimônia solene durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB.

Muito feliz com o reconhecimento, Frei Gustavo lembrou a um auditório na sua maioria formado por bispos, que o Sala Franciscana cumpria o mandato de São Francisco de Assis, que se apresentava como Arauto do Grande Rei e queria que a mensagem do Evangelho fosse espalhada a todos os ambientes possíveis. “Por isso, se a Sala Franciscana surgiu com essa proposta de ser a presença de nossa Província, de nossos frades no rádio, pelo que vejo ela tem cumprido bem o seu papel, o que significa que nós temos o compromisso de seguir em frente, buscando um profissionalismo cada vez melhor, buscando cada vez mais incluir mais frades e de maneira mais profunda nessa iniciativa. Mas de qualquer forma, é com muita humildade e alegria e gratidão que recebemos esse reconhecimento”, explicou Frei Gustavo. No dia 4 de junho de 2012, o povo de São Paulo era convidado a entrar na Sala Franciscana, o primeiro programa de rádio da Província da Imaculada Conceição na capital paulista.

Fotos Moacir

Frei Gustavo ao lado do diretor Pe. José Renato

Frei Gustavo fez questão de frisar que o prêmio só veio de um trabalho em equipe. “Quando nós trabalhamos juntos, somando forças, pensando junto um projeto também na comunicação, o reconhecimento aparece”, ressaltou o frade, que é formado em jornalismo e hoje é o coordenador da Frente de Evangelização da Comunicação da Província da Imaculada.

Nos seus agradecimentos, Frei Gustavo disse que estava ali, com toda humildade, em nome dos cerca de 400 irmãos da Província da Imaculada. “Eu os trago no meu coração, em especial Frei Xandão (Alexandre Rohring), que comigo divide a responsabilidade deste programa. Agradeço a CNBB, a Rede Católica de Rádio, a Rádio 9 de Julho, na pessoa do Pe. José Renato, que aqui está presente, e toda a sua equipe”, observou, falando de forma muito carinhosa sobre a razão de ser do programa: os ouvintes. “Sem eles, a Sala não teria a beleza que tem. Um lugar onde todo mundo pode se sentir bem, onde pode se encontrar com os amigos e com São Francisco”, enfatizou. Frei Gustavo também destacou a presença de Frei Walter Carvalho Júnior, representando o Governo Provincial, e a presença da  Fraternidade do Postulantado Frei Galvão, de Guaratinguetá, e os postulantes.

O diretor geral da Rádio 9 de Julho, Pe. José Renato Ferreira, felicitou Frei Gustavo em nome da Província da Imaculada e estava também muito feliz, pois este é o terceiro prêmio consecutivo da rádio. “Nós estamos muito felizes porque é uma afirmação no cenário das rádios católicas e um reconhecimento nacional da CNBB do que a gente está produzindo. Enfim, é muito importante para nós”, festejou, parabenizando Frei Gustavo e Frei Xandão e os sonoplastas que ajudam nesta missão.

Fotos Moacir

Frei Gustavo, os frades e os postulantes

Para o Pe. José Renato, essa parceria com os franciscanos sempre foi um sonho seu. “Eu sempre acreditei, e tenho insistido com as congregações religiosas, especialmente as que atuam em São Paulo há tanto tempo, para que também possam participar da nossa grade de programação pela riqueza que isto significa. A prova disso é o Microfone de Prata deste ano, porque as congregações têm uma articulação grandiosa e a gente pode partilhar mais as experiências, os intercâmbios, as riquezas e, no caso da Sala Franciscana, as pessoas especializadas, professores, padres, que a congregação dispõe e que dificilmente a gente poderia ouvir se nós não tivéssemos o veículo rádio para nos unir”, avaliou, não economizando em elogios aos frades comunicadores e ao formato do Sala Franciscana, assim como à Província: “Nós estamos ganhando essa contribuição, essa presença muito saudável, enriquecedora dos franciscanos na Rádio 9 de Julho”.

O programa Sala Franciscana vai ao ar de segunda a sexta, das 18h às 18h30, pelas ondas da Rádio Nove de Julho (São Paulo, AM 1600 KHz), pela internet (http://tunein.com/radio/R%C3%A1dio-9-de-Julho-1600-s99104/) ou via Facebook.

O programa tem o formato de uma revista diária, com quadros variados e periódicos como o Giro Franciscano, marcado por entradas pontuais das presenças franciscanas de São Paulo e de outros trabalhos da Província; a Patrulha Paz e Bem, que objetiva ser uma patrulha diferente para divulgar boas notícias, boas iniciativas, em contrapartida à avalanche de crimes e tragédias que geralmente predomina no noticiário deste horário (18h às 18h30). Há também um quadro de conscientização ambiental (O meio ambiente e nós), a oração diária do Angelus e a Oração pela Paz, o momento Seja um Benfeitor Franciscano, assumido pelo Pró-Vocações e Missões Franciscanas, entre outras atrações.

A PREMIAÇÃO DA NOITE

Fotos Moacir

Gerson Camarotti, comentarista da Globo News

O presidente da CNBB e cardeal Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis disse que, ao instituir os prêmios, –  Microfone de Prata para o rádio, Clara de Assis para a Televisão,  Dom Hélder Câmara para a imprensa e Margarida de Prata para o cinema – a CNBB teve como proposta estabelecer um diálogo com o mundo da comunicação, da cultura, da criação artística e ao mesmo tempo reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais que se empenham no sentido de produzir obras de qualidade que promovem os valores humanos e cristãos. “Aos ganhadores dos prêmios desta noite, quero, em nome da CNBB, felicitar a todos com uma satisfação muito especial. Desejo que os trabalhos aqui premiados sejam divulgados, e que por meio desta premiação outras pessoas deste vasto país possam ser beneficiadas com seus conteúdos, com seus trabalhos que tiveram o objetivo de dignificar a vida e promover a justiça social”, disse na abertura da solene entrega.

Entre os premiados, estiveram presentes Gerson Camarotti, comentarista político da Globo News, pela entrevista exclusiva com o Papa; Carlos Eduardo recebeu o prêmio pelo cineasta Cacá Diegues, pelo documentário sobre a Jornada Mundial da Juventude. Quem roubou a cena, contudo, foi estudante de cinema da PUC-Rio  Evandro Lima Rodrigues pelo documentário sobre as Irmãs Clarissas. “Estudo no Rio, mas sou de uma cidadezinha no interior do Maranhão. Acabo de finalizar esse filme que saiu a contento. Mas eu não esperava por isso, não estava nos meus planos. Eu não rezei. Mas acredito que a justificativa para esse trabalho faz parte da coletividade, a quem tenho muito que agradecer”, confessou.

Fotos Moaicr

Evandro Rodrigues, estudante de Cinema

Confira os ganhadores

1. Margarida de Prata – a) “Revelando Sebastião Salgado”, documentário de Betse de Paula; b) “Por uma questão de justiça, os advogados contra ditadura”, documentário de longa-metragem de Sílvio Tendler; c) “Rio de Fé: um encontro com Papa Francisco”, documentário de longa-metragem de Carlos José Fontes Diegues; d) “Às claras”, menção honrosa, de Evandro Lima Rodrigues e e) “Remoção”, menção honrosa, de Mariana Campos da Silva.

2. Clara de Assis – a) A reportagem Visita do Papa Francisco ao Brasil, de Luiz Petry e Equipe, da TV Rede Globo; b) O documentário Nossa Senhora Aparecida, de Luís Otávio da Silva, da TV Canção Nova e c) Documentário Populações Vulneráveis, de Solange Calmon, da TV Senado.

3. Dom Helder Câmara de Imprensa – a) reportagem História de um refúgio, do jornalista Fernando Geronazzo de Souza, publicado na Revista Família Cristã; b) reportagem Excluídos – Quilombolas / Indígenas / Ciganos, dos jornalistas Maristela Crispim, Fernando Maia, Iracema Sales e Melquíades Júnior, do Jornal Diário do Nordeste; e c) reportagem, da jornalista Júlia Fátima de Jesus Cruz, com a Especial – Jornada Mundial da Juventude, do Jornal da PUC-Rio.

4. Microfone de Prata – a) Entretenimento, Rádio Vida FM, Arquidiocese de Salvador – Programa – Faixa Neojiba; b) Jornalismo, Rádio Rio Mar, da Arquidiocese de Manaus – Jornal Primeira Hora; c) Religioso, Rádio 9 de Julho, da Arquidiocese de São Paulo – Programa – Sala Franciscana, d) honrosa, Bíblia Deus com a Gente – Paulinas Rádio.