Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Maria e o Espírito Santo no tema do quarto dia

30/05/2017

Notícias

No quarto dia da Novena de Pentecostes no Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha,  nesta segunda-feira, 29 de maio, Padre Eduardo Oliveira, administrador da Paróquia Nossa Senhora da Glória em Vila Velha, refletiu sobre o tema “O Espírito Santo e o dogma da maternidade Divina de Maria”. A Celebração Eucarística, que teve início às 19 horas, foi concelebrada Frei Paulo Ferreira, do Convento da Penha, e foi dedicada às pessoas que fizeram Primeira Comunhão neste Santuário.

O pároco Frei Djalmo Fuck, após acolher Padre Eduardo e o povo, lembrou o falecimento de Frei Márcio de Araújo Terra neste dia, na cidade do Rio de Janeiro. Frei Márcio exerceu seu ministério presbiteral na cidade de Vila Velha nos anos de 1977 a 1982, e depois de 1992 a 1998.

No início da celebração, as pessoas que fizeram sua Primeira Eucaristia no Santuário ficaram de pé e, no meio do corredor, algumas crianças, que recentemente haviam feito a sua Primeira Comunhão, entraram com a quarta vela, representando todos os que vivenciaram esse momento no Santuário. Foi feito uma prece na intenção de todos, inclusive daqueles que se afastaram do Banquete do Senhor, enquanto o povo cantava: “Vinde Espírito Santo, vinde, por meio da poderosa interseção do Imaculado Coração de Maria, Vossa Amadíssima Esposa”.

Após as leituras próprias do dia, padre Eduardo iniciou a homilia dizendo o quanto ficou feliz com o convite para presidir a celebração em preparação para a Festa de Pentecostes. Agradeceu a comunidade franciscana pela ajuda fraterna na comunidade da de Nossa Senhora da Glória, antes mesmo de ser Paróquia.

Padre Eduardo fez sua pregação falando sobre o papel evangelizador de Maria. “Maria foi fiel à sua missão quando nas bodas de Caná chamou os servos e disse: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser”. Continuando, disse: “Maria acima de tudo foi sempre consciente da sua condição”. Falou também sobre a importância da nossa vocação batismal e o quanto somos importantes para o Reino de Deus.

pentecostes_300517_2

Após a comunhão, as luzes do Santuário foram apagadas e assim todas as pessoas que fizeram Primeira Comunhão acenderam as lanternas de seus celulares, voltando-se para a imagem  de Nossa Senhora Aparecida. Naquele momento, toda a Igreja estava iluminada por aquelas pequenas luzes. Dirigindo-se até a imagem de Nossa Senhora Aparecida, cantavam todos: “Nossa Senhora dos milhões de luzes que os céus acendem pra te louvar.”

No momento final da celebração foi feito o agradecimento a Padre Eduardo e entregue um singelo presente em nome de toda a Paróquia. Frei Djalmo fez as considerações finais como tem feito em todas as celebrações da Novena, convidando para os próximos dias.  Pediu, a cada pessoa presente que convidasse alguém para participar. “A Quermesse tem sido um grande sucesso, com bastante comida boa e música ao vivo, além dos doces caseiros feitos com frutas do quintal da casa paroquial. O pé, garanto, é abençoado”, disse o pároco, esbanjando bom humor: “Não deixem de levar a geleia de cajá para casa!”. Ao final da Missa, Frei Paulo abençoou as medalhas que estão sendo distribuídas ao término de todas as celebrações.

“Maria, sob a luz do Espírito Santo, nós, teus filhos e filhas nos queremos caminhar sob a luz do ressuscitado.”

Por PASCOM, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário