Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Romaria da Diocese de Cachoeiro lota o Campinho

15/04/2023

Notícias

 Vila Velha (ES) – O povo de Cachoeiro de Itapemirim gosta de uma romaria. E quando se trata de viajar para ver a Virgem da Penha, então todos se juntam na grande Romaria da Diocese de Cachoeiro, lotando 56 ônibus, 8 vans e centenas de carros particulares, calculando-se três mil pessoas. Tradicionalmente, a Romaria da Diocese de Cachoeiro é a que reúne mais fiéis na celebração do Oitavário, às 16 horas, no Campinho. O povo chegou a sofrer com o tempo quente e abafado da tarde, mas uma providencial chuva ajudou a refrescar.

A procissão de sacerdotes e seminaristas, com suas túnicas brancas, destacou-se entre a multidão que veio para o Momento Devocional Franciscano e a Santa Missa do 7º Dia do Oitavário da Festa da Penha.

O Pe. Joselito Ramalho Nogueira, que é Vigário da Diocese, presidiu a Celebração Eucarística. Ele transmitiu a todos um abraço de Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro de Itapemirim, que viajou para a posse canônico e início do ministério pastoral de Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R. como Bispo Diocesano de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, neste sábado.

“Nós queremos acolher esse abraço de Dom Luiz Fernando como parte deste momento em que o próprio Senhor, vivo e ressuscitado, neste momento em que a Mãe de Jesus nos encoraja a darmos passos mais decididos na nossa resposta ao convite que ele nos fez e que nos faz para segui-Lo com alegria, segui-Lo também na disponibilidade do serviço aos irmãos”, disse.

Pe. Joselito lembrou que ao longo desses dias estamos escutando o testemunho daqueles que se encontraram com o Senhor, como a comunidade cristã se organizava e estava empenhada no testemunho de Jesus Cristo e Jesus Cristo Ressuscitado. “E nós queremos nos contagiar pela força desse testemunho para que também nós continuemos na história a proclamar Jesus Cristo ontem, hoje e sempre salvador de todos nós”, sublinhou.

Ele lembrou que na primeira leitura era visível a convicção, a força e a firmeza que tinham Pedro e João quando realizaram a cura do paralítico que estava na porta do templo. “E estavam todos impactados pela força que viam presente neles. Quando nós nos reunimos aqui, nesta Festa da Padroeira de nosso Estado, nós queremos deixar o Senhor nos envolver na certeza de que ele está vivo no meio de nós. Essa certeza de que sua palavra é para nós e para o mundo, também hoje, o horizonte de esperança e o horizonte de fé em que todos nós devemos colocar os nossos passos”, indicou.

Segundo Pe. Joselito, assim como os discípulos sofreram ameaças e agressões, também hoje podemos estar encontrando, ou tendo de encontrar, ameaças e agressões. “Mas a firmeza de João e Pedro é a mesma que devemos ter, porque não podemos deixar de testemunhar tudo aquilo que aprendemos, compreendemos do mistério da salvação operada por Jesus”, observou. “Às vezes, com ameaças muito sutis, até mesmo dentro de nossas comunidades. Mas nós não podemos deixar de testemunhar Jesus Cristo. E desta Festa da Padroeira do Espírito Santo devem brotar para nós a coragem, a força, a disposição para continuarmos anunciando Jesus Cristo. Como no Evangelho de hoje em que Ele disse: ‘Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho'”, exortou.

MOMENTO DEVOCIONAL: ENSINAR COM AMOR AUTÊNTICO

“Chamados ao Ministério de Catequistas” foi o tema do 7º Dia do Oitavário da Festa da Penha. Coube ao jovem diácono Frei Gabriel Dellandrea fazer a reflexão do dia entre cantos e orações. A imagem de Nossa Senhora da Penha foi conduzida pelos membros da Catequese Infantil, Perseverança, Catequese de Adultos, Crisma e Coroinhas, cantando o Hino da Festa da Penha.

A partir da leitura do livro de Ef 4,11-16, Frei Gabriel falou da vocação de catequista. Segundo ele, para entendermos e sabermos de cor o que significa a palavra catequese ou catequista, fez a comparação com uma sala vazia que faz eco quando se fala dentro dela. “Esta palavra ecoar é a origem da palavra catequese, significa dar voz a uma mensagem que se repete, mas não é qualquer mensagem. É a mensagem de Cristo que Ele um dia falou e que nós, como Igreja, continuamos ecoando a sua voz. Continuamos falando e fazendo aquilo que o Senhor falou e fez”, explicou.

Então, segundo o frade, catequese significa continuar ecoando a voz de Cristo entre nós. “Maria é para nós uma grande catequista. Na Palavra de Deus, Maria sempre aparece, não para exaltar-se, mas exaltando o Reino de Deus. As suas palavras ecoam a voz do seu Filho, ecoam a voz do Reino de Deus. Nós como comunidade de fé somos convidados também a exercemos a nossa missão de catequistas. Todos nós podemos fazer este ecoar da Palavra de Deus. Nós pensamos que catequese é somente um ensinamento teórico. Não. Nós vimos aqui na leitura que os dons são distribuídos, mas aqueles que ensinam, devem ensinar com amor autêntico. Se nós falarmos, mas nossos atos forem vazios, sem amor, vamos estar ensinando só teoria que não vai se ajustar à prática. Por isso, meus irmãos e irmãs, ser catequista é fazer ecoar a voz de Jesus não só por palavras e ensinamentos teóricos, porém por gestos que vão fundamentar aquilo que falamos”, orientou.

Frei Diego Melo, reitor do Santuário Frei Galvão, chegou hoje com um ônibus de romeiros

Frei Gabriel pediu que os catequistas e as catequistas se levantassem e pediu para quem estivesse do lado deles que olhasse para eles. “No seu olhar temos a certeza que a Igreja permanece viva. O seu rosto nos lembra o rosto de verdadeiros mestres”, disse. Frei Gabriel pediu que olhasse para eles e, num gesto de reverência, se inclinassem diante deles. Pediu que estendessem as mãos em suas direções e rezassem uma Ave Maria para que Nossa Senhora Virgem da Penha possa interceder por eles e para que permaneçam firmes nessa missão de ensinar.

PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO

16 de abril – 8º dia do Oitavário
Tema do dia: Chamados ao serviço
– 5h, 7h, e 11h – Missas na Capela do Convento
– 8h – Remaria – concentração na Praia do Ribeiro
– 9h – Missa com a Romaria da Diocese de Colatina no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (TVs, rádios e internet).
– 15h – Romaria das Mulheres – saída do Santuário de Vila Velha
– 15h30 – Devocional Oitavário – transmissão ao vivo (TVs, rádios e internet) – Parque da Prainha
– 17h – Missa de Encerramento da Romaria das Mulheres no Parque da Prainha
– 19h – Concerto da Penha no Parque da Prainha, Vila Velha
– 19h30 – Vigília Jovem – concentração na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Prainha.


Frei Augusto Luiz Gabriel e Moacir Beggo