Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Revista Eclesiástica Brasileira obtém Qualis A4 em pré-avaliação da CAPES

27/08/2019

Notícias

Petrópolis (RJ) – A Revista Eclesiástica Brasileira (REB), publicada pelo Instituto Teológico Franciscano (ITF) desde 1941, obteve o Qualis A4, seguindo a nova metodologia de avaliação de periódicos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), segundo Ofício nº 6/2019-CGAP/DAV/CAPES.

A recente metodologia do Qualis Periódicos estabelece uma nova classificação, dividindo as áreas A e B em quatro níveis: A1, A2, A3, A4 e B1, B2, B3 e B4.  Nos estratos “A”, em que a REB foi pré-classificada, figuram os principais periódicos acadêmicos científicos, cujas publicações exercem impacto relevante em seus respectivos campos.

Embora se trate de uma pré-avaliação, é importante destacar que a qualificação alcançada pela REB é fruto do trabalho dedicado de seus colaboradores – equipe editorial, autores e pareceristas.

Histórico

Precedida pela revista COR (1939-40), a Revista Eclesiástica Brasileira —, fundada em 1941 por Frei Thomás Borgmeier, no intuito de ser um elo do clero brasileiro disperso por imenso território e com dificuldade de comunicação, serviu como fórum onde padres e bispos, teólogos e pastores expuseram suas reflexões e narraram suas atividades. Especificamente, de 1941 a 52, a REB, tendo como Redator-Chefe seu próprio fundador, consolidou-se como o principal órgão teológico do clero nacional. De 1952 a 1971, tendo à frente Frei Boaventura Kloppengurg, OFM, caracterizou-se pela defesa da fé católica e pela divulgação dos documentos e dos ideais do Concílio Vaticano II. De 1972 a 1986, com Frei Leonardo Boff à sua frente, veiculou sobretudo as intuições básicas da Teologia da Libertação, então em seus primeiros passos. Na fase atual, a REB mantém acesa a chama do ideal primitivo, realça as dimensões de eclesialidade e de ecumenismo e se adequa às atuais tendências acadêmicas.

Para mais informações sobre a REB, escreva para revista@vozes.com.br ou acesse online: http://revistaeclesiasticabrasileira.itf.edu.br/reb/issue/archive