Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papo Franciscano: Ponte entre a Teologia e a Vida Cotidiana

26/03/2025

Notícias

Nada melhor do que uma boa conversa para esclarecer e aproximar as pessoas. É justamente dessa forma que o podcast Papo Franciscano compartilha com a comunidade temas que contribuem para a construção do conhecimento a partir do carisma franciscano

Esse projeto do Instituto Teológico Franciscano (ITF), referência no ensino teológico no Brasil desde 1899, localizado em Petrópolis (RJ), foi iniciado em 7 de agosto de 2024 com o objetivo de ampliar sua visibilidade, fortalecer sua presença no meio teológico e acadêmico e divulgar sua missão, visão e valores institucionais. Além disso, o projeto visa promover sua estrutura física e humana, destacando seu valioso corpo docente e discente.

De acordo com o idealizador do podcast, Maicon da Silva Carreiro, ao longo de sua trajetória, o ITF tem sido protagonista em diversas construções intelectuais no universo teológico. Esse ambiente de formação se destacou pela participação e recepção do Concílio Vaticano II, pela contribuição na reforma litúrgica no Brasil e pela percepção da necessidade de uma nova tradução da Bíblia, entre outros marcos. “De fato, os professores do ITF sempre estiveram envolvidos em decisões importantes na história recente da Igreja”, ressaltou.

Além de Maicon, o podcast também é apresentado por Neuci Lopes da Silva, ambos funcionários do ITF. Com periodicidade mensal, a dupla já conduziu 9 episódios, todos gravados no auditório da Biblioteca da instituição, em um espaço preparado com isolamento acústico para garantir a qualidade da produção.

Em um ambiente descontraído, os apresentadores recebem convidados que dominam temas variados, desde formação acadêmica até questões pastorais e culturais. “Papo Franciscano” é uma conversa informal com um ou mais convidados sobre um tema de seu interesse e domínio. “Abordamos assuntos referentes à formação acadêmica e ao conteúdo dos cursos ministrados pelo convidado, quando este é um docente da casa”, explicou Maicon. Ele também mencionou que, eventualmente, alguns episódios focam em datas específicas, como os especiais dedicados ao Natal.

“Considerando especificamente o formato de podcast, essa produção é uma forma acessível e flexível de comunicar e oferecer conteúdo. Um podcast pode ser ouvido enquanto a pessoa está ocupada com outras atividades, dirigindo, praticando exercícios físicos, cozinhando, etc. É possível criar podcasts sobre diversos assuntos, abrangendo uma ampla gama de ouvintes. Essa forma de comunicação também gera uma certa proximidade e intimidade entre o entrevistado e o ouvinte, e pode ter vários formatos, desde a explanação de um assunto por uma só pessoa até um debate, com discussão de ideias de forma mais profunda, com mais pessoas, sobre temas de maior relevância”, afirmou Frei Sandro Roberto da Costa, diretor e professor do ITF.

O frade acredita que o carisma franciscano é muito rico e tem variadas formas de se expressar. “Francisco de Assis foi um homem da comunicação. Ele se comunicava não só através das palavras, mas também por meio da poesia, dos símbolos, dos gestos. O Tau franciscano, o Cântico das Criaturas, a Benção a frei Leão, o crucifixo de São Damião, o hábito franciscano, a saudação Paz e Bem, o presépio de Grécio, o desnudamento diante do pai e do bispo, o encontro com o sultão, a pregação aos pássaros, o beijo no leproso, são alguns exemplos do modo como Francisco comunicava suas ideias, principalmente seu amor ao evangelho”, enfatizou.

De acordo com Frei Sandro, na atualidade, franciscanos e franciscans têm à disposição uma imensa gama de possibilidades, através dos modernos meios oferecidos pelas mídias sociais e pela tecnologia, para difundir os ideais evangélicos vividos e pregados por Francisco de Assis. “Os valores difundidos por ele através desses gestos e símbolos nos remetem a urgências muito atuais: o amor ao próximo, o respeito às diferenças, a vivência do projeto evangélico de Jesus de Nazaré, o diálogo, o perdão, o despojamento e a simplicidade, o amor e o cuidado a todas as criaturas. O recurso ao podcast é uma possibilidade atual, moderna e rápida de difundir esses valores do carisma franciscano, pelos quais pautamos nossa vida.”

Os aspectos destacados pelo diretor do Instituto Franciscano Teológico vão ao encontro das repercussões do Papo Franciscano descritas por Maicon. Segundo ele, o episódio de maior repercussão até o momento foi protagonizado por Frei Ludovico Garmus, ex-professor do ITF e coordenador da tradução da Bíblia Vozes. O idealizador do projeto contou que, nesse episódio, o frade destacou a importância de contemplar e meditar a Palavra de Deus, ressaltando que essa prática nos permite “começar a ver o mundo em que você está, as pessoas como estão vivendo, de certa forma, com os olhos de Deus.”

Dentre os conteúdos mais acessados, destacaram-se os episódios “Pai Nosso rezado em grego”, com Frei Jean Carlos Alunji Oliveira; “Mulher e Teologia”, com Frei Sandro; “Arqueologia Bíblica”, com o Prof. Carlos Frederico Schlaepfer; “Mariologia”, com a Prof. Maria Suzana Figueiredo Assis Macedo; e o especial de Natal, com Frei Marcos Antonio de Andrade.

Além de estar disponível nas principais plataformas de streaming, como YouTube e Spotify, o Papo Franciscano também marca presença nas redes sociais, com trechos selecionados das entrevistas divulgados no Instagram e Facebook.


Adriana Rabelo