Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Reunidos em Congresso, Canarinhos cantam alegria da vida afeiçoada pelo Evangelho

15/10/2022

Notícias

Cássia (MG) – O 17º Congresso Nacional Pueri Cantores levou os seus mais de 400 coralistas para o maior Santuário Diocesano dedicado à Santa Rita de Cássia, nesta sexta-feira (14/10), na cidade de Cássia, Minas Gerais. Santuário este inaugurado há menos de cinco meses e no qual os grupos de Meninos Cantores entoaram a liturgia da Celebração Eucarística às 18h.

Durante o dia novamente os coralistas se exercitaram através do ensaio, disto se revela a disciplina necessária própria a música profissional de qualidade. Os Canarinhos de Petrópolis puderam aproveitar os intervalos e as pausas do ensaio para conhecer em um momento recreativo os espaços que compõe o Santuário de Cássia. Chegada a hora da Celebração da Eucaristia, estavam eles devidamente trajados com as túnicas para poderem compor um coro único que contou com mais de 400 vozes harmonicamente concentradas para que em uníssono correspondessem dignamente ao mistério de amor mostrado na eucaristia.

“A beleza dos céus se fez presente no Santuário de Cássia. Durante o dia pudemos ver o Evangelho encarnado no cuidado que cada um dos responsáveis dedicava aos seus respectivos meninos cantores. Também podemos vê-lo no zelo e na educação que estas mesmas crianças tiveram com os ambientes do Santuário. Enfatizo! Essa é a beleza viva do Evangelho revelada através deste Congresso, um amor que se encarna na voz e que se apresenta em atitudes”, disse o presidente da celebração litúrgica, Pe. Júlio Cesar Agripino.

O dia se encerrou acompanhado do sentimento de que o trabalho foi cumprido com dedicação. Os Canarinhos de Petrópolis retornaram para os seus lares de acolhida e durante a volta, enquanto estavam todos no ônibus, a gratidão se expressava nas palavras e nas feições, pois segundo os comentários, para eles é mais do que um privilégio poder retornar presencialmente aos encontros da Federação – tendo em vista que os últimos encontros, por ocasião da pandemia da Covid-19, ocorreram de modo online -, nestes encontros, a paixão pela música ensina que é preciso também aprender a viver conforme àquilo que ela propõe que eles cantem: a alegria da vida afeiçoada pelo Evangelho.

O feriado em honra a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, celebrado nesta última quarta-feira (12/10), no XVII Congresso Nacional Pueri Cantores, foi marcado pela intensificação dos momentos de ensaio do Coral dos Canarinhos de Petrópolis (RJ). Focados no preparo do canto da liturgia do final de semana, e na apresentação do Concerto de Gala que fariam durante a noite, os Canarinhos tiveram a manhã e a tarde, reservados para o ensaio. No período da manhã, o ensaio realizado na Matriz da cidade de Passos (MG), Senhor Bom Jesus de Passos, foi feito entre todos os corais presente. O esforço dos maestros é o de preparar os meninos cantores para bem cantarem a liturgia a uma só voz.

Após o almoço, seguindo a programação do evento, todos retornaram à igreja Matriz para o ensaio individual dos Concertos de Gala. Nossos Canarinhos, seguindo as instruções do seu maestro Marco Aurélio Lischst, reviram o reportório programado se exercitando para o encontro da noite. Pelo regulamento da Federação Nacional de Meninos Cantores, os corais que participam do Congresso Nacional devem, nos Concertos de Gala, apresentar uma música sacra, um canto à capela e uma composição com características musicais brasileiras. Os Canarinhos de Petrópolis ensaiaram à capela as músicas “Ave Maria” de Tomas Luís da Vitória e “Psalmus Brevis”, uma música com os arranjos próprios ao Brasil, composta por João Guilherme Ripper; eles também ensaiaram “Ave verum corpus” de Wolfgang Amadeus Mozart, composição esta que se caracteriza pelo aspecto sacro.

Finalizado o ensaio, todos foram liberados para às famílias de acolhida e se reencontraram às 18h na Igreja Matriz de Passos para o início dos Concertos. Dos dez corais participantes, cinco deles fizeram a sua apresentação na noite de quarta-feira, ficando para a próxima noite a apresentação dos demais corais. Os Canarinhos de Petrópolis foi o terceiro grupo a se apresentar. Após o concerto do coral Arautos do Grande Rei de Xaxim (SC), os Meninos Cantores de Petrópolis tomaram posição no presbitério da Igreja Matriz da cidade de Passos, e regidos pelo seu maestro, ofereceram ao público que acompanhava presencialmente pela nave da Igreja e pela transmissão ao vivo do YouTube por meio do canal oficial dos Pequenos Cantores de Passos, um espetáculo digno dos aplausos que imediatamente vieram quando finalizada apresentação.

Certamente todo o empenho dos ensaios realizados no Instituto Meninos Cantores de Petrópolis, bem como o esforço daqueles que se doam pelo bom andamento do Instituto, foi gratificado pela beleza do êxito no Concerto de Gala. A apresentação foi delicada, atenta e fiel. Minutos antes de subirem ao presbitério, os meninos Canarinhos que já participam do coral há mais tempo, e por isso guardam certa intimidade com o momento, animaram os mais novos, era possível enxergar a tentativa de os ajudar em suas próprias confianças. O resultado, foi a possibilidade de experimentar a alegria pela tarefa cumprida, os elogios daqueles que acompanhavam e a certeza de que o projeto enquanto tal, não se resume unicamente na beleza do canto, mas sim, se expande à chance de contribuir para que estes jovens consigam assumir a tarefa de empenharem-se por um dado caminho escolhido.

Na manhã do dia seguinte, na quinta-feira (13/10), o Coral dos Canarinhos retornou aos ensaios para as liturgias que serão celebradas no final de semana. À tarde foi reservada ao descanso. Puderam aproveitar o momento com as famílias que os acolheram e descansar da intensa rotina do Congresso. Mas a noite, se direcionaram de volta à Igreja Matriz de Passos (MG) para poderem acompanhar os Concertos de Gala dos outros corais que tiveram suas apresentações agendadas para a noite de quinta-feira (13/10). Ao final dos concertos, todos os meninos coralistas cantaram juntos encerrando as noites de apresentação individuais, selando a comunhão, necessária na Federação Nacional de Meninos Cantores, que apesar de estarem envolvidos em seus contextos e realidade particulares, permanecem atentos à diversidade da música coral brasileira.


Frei Lucas de Moura Justino Souza e equipe do IMCP