Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Reunião Ampliada e Assembleia Extraordinária: passos importantes para a caminhada da FIMDA

26/05/2025

Notícias

Frades da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA) que integram os Secretariados da Evangelização, Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) e Formação Permanente e Inicial, participaram nesta segunda-feira, 26 de maio, de uma Reunião Ampliada para discutir o futuro formativo e de engajamento com a comunidade. A atividade começou às 9h (horário de Angola), na Fraternidade São Francisco, em Palanca.

Nos dias 27 e 28 de maio, a programação seguirá com os trabalhos do Secretariado da Formação, concentrando-se na leitura final e aprovação do projeto das Diretrizes para a Formação. Esse documento, após validado, será encaminhado ao Conselho da FIMDA, que o apresentará ao Definidor Provincial e, posteriormente, ao Definidor Geral, para sua aprovação definitiva.

No encontro voltado especialmente à Formação Permanente e à Animação Vocacional, todos os frades que compõem a Assembleia estiveram presentes, a fim de fortalecer os trabalhos sobre essas áreas fundamentais da missão franciscana local.

Embora o foco desses dois dias seja a Formação Inicial — abordando as etapas do Postulantado, Noviciado e Profissão Temporária —, todos os frades dos Secretariados da Evangelização e do JPIC estarão presentes nas atividades, dada a importância e transversalidade do encontro para toda a vida e missão da entidade.

No encontro iniciado hoje, as fraternidades envolvidas na formação são especialmente chamadas a revisar cuidadosamente os conteúdos, apresentar sugestões de correção e propor aperfeiçoamentos, sempre atentas à nova realidade formativa que está sendo construída gradualmente.

No que diz respeito à Formação Permanente, destaca-se a proposta de organização por Regionais. Esse modelo precisa ser avaliado quanto à sua viabilidade prática e, se necessário, deve-se sugerir outra forma de organização fraterna.

Estão presentes no encontro: Frei Ivair Bueno de Carvalho – Presidente da FIMDA e Moderador da Formação Permanente; Frei Marco Antonio dos Santos – Delegado para a Formação e Mestre dos Noviços; Frei André dos Santos Sungo Mingas – Mestre dos Professos Temporários; Frei Jefferson Max Nunes Maciel – Mestre dos Postulantes; Frei António da Silva Manuel – Orientador dos Aspirantes; Frei José Morais Cambolo – Vice-mestre dos Professos Temporários; Frei Domingos Cacanda Soma – Vice-mestre dos Professos Temporários.

Preparação para uma nova etapa institucional

Em junho, nos dias 26 e 27, será realizada a Assembleia Extraordinária, que contará com a presença de Frei César Külkamp, representante do Ministro geral, Frei Massimo Fusarelli. Na ocasião, será apresentada a proposta de transição da FIMDA para uma Custódia Dependente.

Trata-se de um passo importante na caminhada institucional da Fundação, cuja preparação deve culminar com a visita do Ministro geral, prevista para o mês de outubro deste ano.


Frei João alberto Bunga