Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Retiro marcado pela espiritualidade franciscana

16/10/2018

Notícias

retiro_161018_1

Frei Rodrigo José Silva

Campo Largo (PR) – Entre os dias 11 a 14 de outubro, o Convento São Boaventura, em Rondinha, sediou um retiro totalmente voltado à espiritualidade franciscana. O evento reuniu religiosos e religiosas, membros da OFS, Jufra, vocacionados, além de leigos e leigas, que puderam conhecer mais de perto o carisma. Neste espírito, todos os presentes experimentaram um modo muito peculiar de se chegar a Deus: olhando a história pessoal com carinho e gratidão, à luz da experiência espiritual de São Francisco de Assis.

Intercalando orações, cantos, mantras, partilhas e caminhadas em meio à natureza, cada qual foi convidado a refletir a respeito de sua vida, seus sonhos, medos, sua visão de mundo, seu modo de compreender e relacionar-se com o próximo, com as criaturas e com o Criador. Por meio de experiências de deserto, de meditação, contemplação individual e comunitária, objetivou-se uma maior intimidade com Deus em Jesus Cristo, tendo como suporte trechos das Sagradas Escrituras e dos Escritos Franciscanos.

Ao todo, seis ricos momentos de espiritualidade deram a tônica das reflexões, abordando respectivamente: O encontro de Deus através da Palavra, A presença de Cristo em minha história pessoal (acerca do diálogo com o Crucifixo de São Damião), a encarnação do Deus humilde, o Crucificado e a Redenção humana, o louvor da Criação e o mistério da Minoridade.

retiro_161018_2

Os participantes também tiveram a oportunidade de, juntamente com os frades, rezar as horas canônicas das Laudes, Vésperas e Completas, orações que fazem parte do cotidiano da vida religiosa e consagrada.

Além disso, neste final de semana, católicos do Brasil inteiro celebraram a mãe de Deus, homenageada com o título de Nossa Senhora Aparecida. Neste contexto, as orações também transpareceram a profunda veneração de São Francisco à Virgem Maria. Esta, traduzida em devoções propriamente franciscanas como a Coroa, o canto do Tota Pulchra (latim) e as antífonas Marianas.

No Ofício da Paixão de São Francisco e na Via Sacra franciscana, dor, sofrimento, humilhação, morte e ressurreição são contemplados. Na angústia, na agonia de Jesus no madeiro, de Francisco nu em terra fria, cada um pôde olhar para suas feridas, sofrimentos, fraquezas e limitações, sendo convidado a, passo a passo, morrer para o pecado e em Cristo, brilhar como luz na escuridão, ressuscitando para uma vida nova.

O encerramento do retiro ocorreu no domingo (14), iniciando com a tradicional Santa Missa dominical com a comunidade e concluindo com a bênção do Santíssimo, neles também contemplando a piedade eucarística de São Francisco.

retiro_161018

VEJA MAIS IMAGENS NO SITE DA FRATERNIDADE DE RONDINHA