Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Retiro em Caiobá marca primeiro ano de atuação

30/05/2012

Notícias

A PJF – Pastoral da Juventude Franciscana, que no último mês de abril completou um ano de atuação na paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, no centro de Curitiba, realizou o seu primeiro retiro espiritual nos dias 18, 19 e 20 de maio, na residência da Associação Franciscana na praia de Caiobá – Matinhos (PR). Mais de 40 jovens participaram de atividades e dinâmicas a partir da espiritualidade franciscana, que os levaram a refletir sobre suas inquietações e sonhos pessoais e, especialmente, os comunitários. Na orientação espiritual estavam os Freis Orlando Bernardi e Alexandre Verardi.

Ainda na acolhida, ressoou forte uma das canções que mais marcaram o retiro, e que reflete os desejos de mudança dos jovens e da conquista de seu espaço, dizendo: “A juventude unida clamando noite e dia com gritos de esperança e de paz. Estamos pelas praças e somos milhões. Nos campos, nas favelas somos multidões. Perdidos, procuramos um caminho. Ninguém vai ser feliz se andar sozinho” (Esperança Jovem, de Zé Vicente).

Neste contexto e, a partir da interpretação do texto do “Frade Perfeito”, como em uma espécie de amigo oculto, cada jovem sorteou outro com a proposta de rezar em silêncio pelo seu bom aproveitamento do retiro. E especialmente, no final das atividades do retiro, todos ressaltaram uma virtude de destaque do seu protegido.

Um lual franciscano, realizado na praia, deu sequência ao encontro. Além das músicas que foram recitadas e cantadas bem ao estilo jovem, a vida de São Francisco de Assis e de Santa Clara foi retratada de maneira cênica, dando ênfase ao chamado que receberam de Deus para viverem a perfeição do Evangelho, trocando o conforto da família para viverem a corajosa opção de seguir Jesus na mais absoluta e total pobreza. As experiências de vida, a vocação e o carisma dos dois também foram explorados em um momento dedicado à devoção Clariana e durante a exibição do filme intitulado “Clara e Francisco”.

Os momentos de plenário proporcionaram ricas discussões e trocas de ideias entre os mediadores e os jovens, pautadas no tema central que norteou todo o encontro: “O que queres que eu faça?”. Surgiram também muitos questionamentos e inquietações sobre a participação e o protagonismo dos jovens na igreja e seu papel como construtores de uma realidade mais dinâmica, acolhedora e produtiva.

Momentos de reflexão pessoal foram explorados na atividade de deserto, onde os jovens aproveitaram as áreas verdes da casa, para se retirarem do convívio em grupo e assim fazerem seu encontro a sós com Cristo. Também foi dada aos jovens a oportunidade de se confessarem e adorarem ao Santíssimo permanentemente exposto na capela.

Os jovens resgataram o significado da Páscoa do Senhor durante a ceia judaica realizada no retiro. De maneira didática, experimentaram os costumes típicos da época, centralizando a atenção na essência do mistério pascal: o Cordeiro imolado que nos liberta do cativeiro do pecado com seu sangue derramado na Cruz.

Também na praia, em outro momento especial, os jovens rezaram o Ofício Divino da Juventude, contemplando a natureza nas primeiras horas da manhã. Com oração, salmo, aclamação e partilha da palavra, hinos e danças circulares, celebraram a fé e a vida no Deus que nos cria e recria a cada dia.

A última atividade do retiro ficou por conta da exploração do simbolismo do anel de tucum. No trecho do filme intitulado “O Anel de Tucum”, mostrado aos jovens antes da dinâmica, o bispo Dom Pedro Casaldáliga explica que o anel é sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares, e quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas e as suas consequências. Alerta também que muitos, por causa deste compromisso, foram até a morte. A partir daí, seguiram mais explicações sobre o anel e, de maneira livre e espontânea, os jovens em dupla foram convidados a selarem seu compromisso.

Com este trabalho, a Pastoral da Juventude Franciscana, conscientes do seu papel na caminhada cristã, buscou despertar nos jovens o fortalecimento dos seus projetos pessoais e comunitários de vida, a partir das experiências pessoais da comunhão com Cristo, à luz de São Francisco de Assis e Santa Clara.