Retiro do Apostolado da Oração na Paróquia São Luiz Gonzaga
20/10/2025

No sábado, 18 de outubro, o Apostolado da Oração da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Xaxim (SC), reuniu-se na Comunidade Lajeado Grande para o retiro anual. Cerca de 80 pessoas participaram desse momento de oração, reflexão, convivência e aprendizado.
Às 9h, no salão ao lado da igreja, a recepção com o café; em seguida, todos foram direcionados para o interior da igreja, onde iniciou o retiro. Frei Jonas Ribeiro da Silva foi o assessor do retiro, iniciando com as boas-vindas e a Celebração Penitencial. Em seguida, a formação com base na Carta Encíclica Dilexit nos: sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus, quarta encíclica publicada pelo saudoso Santo Padre, Papa Francisco.
Para este momento de reflexão, Frei Jonas destacou os primeiros capítulos da carta. “Delexit nos” é a carta que convida para renovar a devoção pelo Coração de Jesus, não esquecer a ternura da fé e colocar-se sempre com alegria a serviço da missão.

O frade destacou a sinceridade que levamos em nosso coração; ele não mente. “A boca pode falar uma coisa, mas em nosso coração sabemos a verdade, essa verdade que muitas vezes não dizemos, assim como o Santo Padre diz nesse documento. Nossa devoção passa por nosso coração, pelo amor, na capacidade de sermos sinceros com nós mesmos e com nosso coração, desse amor humano e divino no coração de Cristo. Devemos nos inspirar neste amor de Cristo para construir um mundo mais justo, solidário, fraterno. Nós, do Apostolado da Oração, somos esse exemplo de levar Cristo a todos os lugares, de ter orgulho desta fita vermelha que usamos, de sermos testemunho do amor d’Ele”, afirmou Frei Jonas.
Encerrando a manhã, momento de perguntas e dúvidas sobre a missão nas Comunidades do Apostolado da Oração e o compartilhamento das atividades realizadas durante o ano em Marema, Lajeado Grande e Xaxim, na Comunidade Matriz e bairro Alvorada.
A tarde as atividades retornaram às 13h10, momento em que todos foram convidados a viver o “Deserto”. Cada participante recebeu um trecho da carta para refletir e pensar na sua missão individualmente, complementando a formação que aconteceu durante a manhã. Às 14h, o retorno com a reza do terço do Sagrado Coração de Jesus e a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Às 15h, a Celebração Eucarística foi presidida por Frei Danilo Santos Oliveira. Na procissão de entrada, o estandarte do Sagrado Coração de Jesus. No comentário e leituras, representantes das comunidades de Marema, Lajeado e Matriz. Nos cantos, a Comunidade anfitriã de Lajeado Grande.
Em sua homilia, Frei Danilo destacou o amor incondicional de Jesus, o amor que ele tem por cada um. “Jesus tem um amor incondicional por cada um de nós, e nós somos testemunhas desse amor, dessa graça”, diz o sacerdote. O frade lembrou da importância deste momento de oração, de estarem reunidas como Apostolado da Oração e também juntas pedir pelas mais idosas que não puderam estar presentes, mas que com certeza rezaram para que este momento acontecesse.

No final da Santa Missa, os agradecimentos a todos que participaram do retiro, da Comunidade e os avisos de agenda para o próximo ano e retiro anual, com data marcada para setembro de 2026 na Comunidade do Bairro Alvorada.
Camila Mendo/ Pascom Paróquia Saõ Luiz Gonzaga





