Paróquias de Xaxim e Coronel Freitas celebram a Festa das Chagas de São Francisco
18/09/2025

Na noite da terça-feira, 16 de setembro, frades e fiéis da Paróquia Matriz de São José do Patrocínio, em Coronel Freitas, e da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Xaxim, ambas cidades de Santa Catarina, estiveram reunidos para bem celebrar a Impressão das Chagas de São Francisco de Assis. Durante a Santa Missa, foi feita a entrega da cruz peregrina, um dos símbolos da Caminhada Franciscana da Juventude, realizada em julho na região.
A celebração, realizada na Matriz de Coronel Freitas, foi presidida pelo Frei Augusto Luiz Gabriel, que pertence à Equipe de Evangelização das Juventudes da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Concelebraram Frei Gilson Kammer, pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga; Frei Alisson Luis Zanetti, pároco da Paróquia São José do Patrocínio; além de Frei Danilo Santos Oliveira, Frei Rubens Luiz de Carvalho e Frei Alcides Cella.
Frei Alisson acolheu a todos e agradeceu a presença dos frades de Xaxim, de Frei Augusto e do povo de Deus que estava reunido para esta celebração, importante para as duas paróquias, mas também para a Província, que celebra os 800 anos das Chagas de São Francisco.

Em sua homilia, Frei Augusto destacou a importância de celebrar São Francisco em fraternidade. “Estamos aqui com o coração cheio de reverência, celebrando um dos momentos mais sublimes da vida de nosso Seráfico Pai, São Francisco de Assis: a Impressão das Chagas de Cristo em seu corpo. Há mais de 800 anos, em 1224, no Monte Alverne, Francisco, aquele que buscava seguir os passos de Jesus em simplicidade e humildade, recebeu em sua carne os sinais da Paixão de Nosso Senhor. Francisco se torna, então, uma imagem viva do Crucificado. ”
Segundo o frade, São Francisco tomou a cruz como sinal de vitória e de perfeita alegria. “Caríssimos, a cruz marca toda a vida de São Francisco. Foi diante do crucifixo de São Damião que ele ouviu a voz de Jesus: ‘Francisco, vai e restaura a minha Igreja. ’ Foi ao abrir o Evangelho que escutou o chamado para ‘renunciar a si, tomar a cruz e seguir Jesus’. E foi no Monte Alverne, no fim da vida, que a cruz se imprimiu em sua carne, selando sua união definitiva com o Senhor. A cruz, que para muitos é sinal de derrota, em Francisco se tornou sinal de vitória e de perfeita alegria. Ele descobriu que a verdadeira alegria não está na ausência de dores, mas em amar profundamente”, afirmou o frade.

Durante sua reflexão, ainda destacou que a cruz fez parte dos dias vividos pelas duas paróquias na Caminhada: “Queridos irmãos, também nós fomos marcados pela cruz nesses dias, com a Caminhada Franciscana da Juventude, realizada em Coronel Freitas e Xaxim. Os jovens, que caminharam, rezaram, partilharam e se alegraram juntos, deixaram para nós um símbolo: a cruz. Nela estão inscritos os nomes de todos os participantes, como sinal de pertença e de compromisso. Essa cruz nos recorda o Jubileu que a Igreja vive, recorda os dias felizes de comunhão e fé que experimentamos. Hoje, dia das Chagas de São Francisco, essa cruz é entregue à comunidade paroquial de Coronel Freitas. Assim como a cruz marcou a vida de Francisco, ela também marca a vida de nossos jovens e de nossas comunidades. ”
Frei Augusto concluiu sua homilia com a oração de São Francisco: “Altíssimo, glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração, dai-me uma fé reta, uma esperança certa e uma caridade perfeita; sensibilidade e conhecimento, Senhor, a fim de que eu cumpra o vosso santo e veraz mandamento. Amém. ”
Ao final da Santa Missa, os jovens de Xaxim foram convidados a entrar pelo corredor central com o quadro da cruz peregrina, símbolo do ano jubilar, que foi marcado com as palavras de esperança dos jovens durante a Caminhada. Posicionados à frente do altar, os jovens e integrantes das equipes que participaram da Caminhada das duas paróquias receberam esse símbolo, que ficará de recordação em Coronel Freitas.

Frei Gilson Kammer destacou a alegria de reunidos, fazer a entrega desse símbolo que representa a Caminhada nos dois municípios: a cruz com as palavras, as sandálias franciscanas marcando o caminho e as fotos na Comunidade de Carola Maia e em frente à Matriz de Xaxim.
Os frades abençoaram os presentes e agradeceram a presença de todos, celebrando São Francisco e a entrega do símbolo da Caminhada. A celebração da entrega da cruz em Xaxim será no mês de outubro.
Texto e fotos: Camila Mendo/Pascom Paróquia São Luiz Gonzaga


