Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Renovação dos Votos Religiosos dos frades da Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus

08/12/2025

Notícias

A Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus celebrou, no sábado, 6 de dezembro, a Renovação dos Votos Religiosos de nove frades estudantes de Teologia: Frei Adriano Fernando Sumbelelo, Frei Bruno Almeida de Mello, Frei Caio dos Santos da Silva, Frei Escovalo Gabriel Domingos, Frei Januário Mendonça Barreto de Carvalho, Frei Paulo Camuanguina Alexandre, Frei Pedro Isaías Luisa Vitangui, Frei Simão Albino Katenha Kaquinta e Frei Vinícius de Oliveira Betim. A celebração ocorreu durante a Oração das Laudes e contou com a presença do Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella; de Frei Ivair Bueno de Carvalho, Custódio da Imaculada Mãe de Deus de Angola; dos frades da fraternidade local e da comunidade paroquial.

O Evangelho ilumina a missão e a vocação

Frei Gustavo proclamou o Evangelho do dia, retirado de São Mateus (9,27-31), destacando que a missão da Igreja nasce do Coração compassivo de Jesus. Em sua reflexão, recordou que o Senhor, atento às dores e necessidades do povo, “vê as pessoas cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor”.

O Vigário Provincial explicou que Jesus não age como um observador distante, mas como alguém movido de íntima compaixão: “Ele não cruza os braços. Chama seus discípulos, transforma-os em missionários e os envia com o mesmo poder: curar, salvar, libertar e expulsar os males. Isso vale para todos os batizados, e de modo particular para nós, consagrados.” Relacionando o Evangelho com a vida franciscana, Frei Gustavo destacou que o consagrado é chamado a ser um facilitador da vida do outro: “É claro que existem responsabilidades e divisões de tarefas. Mas a grande tarefa de proclamar o Reino, de fazer o bem e de facilitar a vida do outro é assumida por todos. Se eu posso ajudar, se posso facilitar, então devo fazê-lo. O frade é sempre um facilitador.”

O frade ainda sublinhou a beleza da renovação num ano especial para a Província e para Angola: “O ‘sim’ de vocês por mais um ano é motivo de muita alegria e entusiasmo, especialmente quando nossa Província celebra 350 anos de história e quando a Fundação da Mãe de Deus de Angola se torna Custódia. São passos que enchem nossos olhos de alegria e despertam em nós responsabilidade, proatividade e compromisso.”

Concluída a reflexão, Frei Gilberto da Silva, mestre dos frades estudantes, chamou individualmente cada confrade para a renovação dos votos. Diante do Vigário Provincial e de Frei Ivair — convidado por Frei Gustavo para participar do rito —, os frades proclamaram a fórmula da profissão, renovando por mais um ano o desejo de viverem em obediência, sem nada de próprio e em castidade segundo os passos de São Francisco de Assis.

Após a oração conclusiva, Frei Gustavo agradeceu à fraternidade do Sagrado e aos presentes, e passou a palavra para Frei Ivair, o qual falou sobre a alegria e a graça da vida consagrada: “Pertencer a uma família é mais do que laços sanguíneos. Pertencer à família de Deus, especialmente para nós religiosos, é uma dádiva. Diante do Senhor, somos todos irmãos. Que Ele continue a inspirar-nos no caminho daquele que, vindo das alturas, fez-se menor para ser nosso modelo.”

Ao final, Frei Gustavo convidou todos a felicitarem e abraçarem os confrades que renovaram seu “sim” ao Senhor e ao povo de Deus.


Texto: Frei Marcelo Tadeu, OFM
Fotos: Frei Gabriel Nogueira Alves, OFM