Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Relíquia de São Francisco chega à OFS de Colatina

13/03/2023

Notícias

 Colatina (ES) – A Paróquia Santa Clara de Colatina (ES) viverá um momento histórico nesta semana, entre os dias 15 a 18 de março, com a chegada da relíquia de São Francisco de Assis. O evento é organizado pelo Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular (CIOFS) para celebrar os 800 anos do início da Vida e Regra da Ordem Franciscana Secular (OFS), aprovada pelo Papa Gregório IX, em 20 de maio de 1221, com a Bula “Memoriale Propositi”, marco inicial da Ordem Franciscana Secular, uma das três Ordens fundada por São Francisco de Assis.

A relíquia é um pequeno fragmento de osso do fêmur de São Francisco de Assis, ofertada pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais, vinda da basílica construída em louvor ao santo, em Assis, na Itália. A imagem do santo, que acompanha a relíquia dentro de um oratório de madeira, é uma das mais antigas existentes no mundo, retratando o santo de Assis e foi presenteada pela Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos.

As imagens estão em peregrinação em todas as Fraternidades seculares do Brasil desde 2015, e deverá terminar em abril deste ano de 2023, depois de ter visitado todas as Fraternidades da OFS, Foi suspensa por conta da pandemia em 2020 e 2021.

Em Colatina, a presença franciscana tem expressiva participação e conta há mais de três décadas com a presença das Irmãs Clarissas, que se somam com a atuação dos Frades Menores franciscanos na Paróquia Santa Clara de Assis, criada em 2008 pela Diocese de Colatina.

Na Paróquia Santa Clara, a programação começa na quarta-feira, dia 15, às 9h, com a chegada e acolhida da relíquia no Mosteiro das Irmãs Clarissas, seguida de Celebração Eucarística. A visita termina no sábado, dia 18, com Missa no Mosteiro e despedida, marcada para às 7h da manhã. De Colatina, a relíquia segue para o Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha (ES).

Roteiro da Peregrinação da Relíquia de São Francisco de Assis

 15/03 – Quarta-feira

9h – Chegada e acolhida da Relíquia com a Santa Missa no Mosteiro das Irmãs Clarissas

14h – Visita ao hospital – irmãos do SEI

16/03 – Quinta-feira

Chegada na Paróquia Santa Clara | Comunidade São Vicente

15h – Adoração ao Santíssimo

19h30 – Santa Missa

17/03 – Sexta-feira

7h – Missa no Mosteiro – permanência no local durante todo o dia

18/03 – Sábado

7h – Missa no Mosteiro e envio

9h30 – Visita no Instituto Franciscano em Nova Almeida, irmãs Franciscanas do Senhor

16h – Chegada no Santuário do Divino Espírito Santo – Vila Velha


Frei Augusto Luiz Gabriel