Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Rede Celinauta realiza debates para as eleições 2016

13/09/2016

Notícias

debate_130916g

Pato Branco (PR) – Como tradicionalmente faz em anos eleitorais, a Rede Celinauta de Comunicação, por meio da TV Sudoeste, afiliada a Rede TV!, preparou uma rodada de debates entre os candidatos ao cargo de prefeito de dez municípios da região sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina.

Este ano a emissora foi pioneira, realizando o primeiro debate da TV aberta no Brasil.

Para as eleições municipais de 2016, foram 14 debates programados. Oportunidade valiosa para os candidatos apresentarem suas propostas, assim como para os eleitores, que podem conhecer melhor o plano de governo de cada um. Neste ano ainda mais, já que o tempo de propaganda eleitoral gratuita diminuiu consideravelmente, tanto no rádio, quanto na televisão. Os municípios que participam dos debates este ano são: Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Palmas, com dois debates cada. Coronel Vivida, Chopinzinho, Realeza, Clevelândia, Mangueirinha e o catarinense, São Lourenço D’Oeste, com um debate.

A Rede Celinauta de Comunicação, empresa franciscana, compreende as emissoras TV Sudoeste, Rádios Celinauta AM e Movimento FM, além do Portal 1010. A realização dos debates políticos, faz parte da missão proposta pela Fundação, de promover a educação e a formação do ser humano. “É um período para apresentar o projeto político de cada candidato. Temos no cenário nacional, a busca por uma política muito mais consciente, tendo em vista a construção de uma sociedade melhor. Cremos que com esses debates, estamos fomentando todo esse processo eleitoral, oportunizando um espaço igualitário,” disse Frei Neuri Reinisch, Coordenador geral da Rede Celinauta.

debate_130916_3Os debates são realizados com seis blocos. Sendo o primeiro para a autoapresentação dos candidatos. O segundo, com perguntas de moradores do município. O terceiro bloco, com perguntas de candidato para candidato, após sorteio realizado ao vivo. O quarto, com questionamentos dos jornalistas da Rede Celinauta. O quinto bloco, possibilita mais uma rodada de perguntas entre si. O sexto e último bloco, é reservado às considerações finais de cada um. De acordo com o Editor chefe da TV Sudoeste, Ari Ignácio de Lima, a dinâmica do debate foi pensada para possibilitar a comunidade, uma participação direta. “Para ser ainda mais democrático, dedicamos um bloco para as perguntas de populares. Esses questionamentos, sempre são carregados de simbolismo comunitário, porque cada participante traduz o sentimento dos seus vizinhos ou colegas de trabalho. O bloco dedicado aos jornalistas é igualmente importante, por conta das perguntas técnicas, elaboradas com base em pesquisa.”

Todos os debates foram realizados nos estúdios da TV Sudoeste em Pato Branco, com transmissão ao vivo pelos canais abertos (digital e analógico), pelo portal www.portal1010.com.br e pela Rádio Celinauta AM. Cada debate teve uma duração média de duas horas. Uma equipe de profissionais da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, subsessão de Pato Branco, participa de cada debate para decidir sobre questões legais, como eventuais direitos de resposta. O cronograma dos debates teve início no dia 16 de agosto e encerra no dia 29 de setembro.

Fotos: José Luiz Bet