Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província São Francisco de Assis: Eleito o Definitório Provincial para o triênio 2023/2025

20/10/2022

Notícias

Os Freis Franciscanos do Rio Grande do Sul (Província São Francisco de Assis no Brasil), entre os dias 16 e 21 de outubro, estão reunidos em Capítulo (Assembleia) Provincial. Este encontro acontece a cada três anos, tendo por sede, o Convento São Boaventura, em Daltro Filho, município de Imigrante (RS). O tema do Capítulo deste ano é “Fraternidade, Minoridade e Redimensionamento e o lema Vai e reconstrói a minha Casa.

Iniciou com a apresentação do relatório do Ministro Provincial, Frei Marino Rhoden, OFM, sobre a caminhada da Província no último triênio. Seguiu a avaliação das prioridades assumidas no Capítulo Provincial de 2019, a saber: Vida Fraterna, Juventude, Vocações e JPIC (Justiça, paz e integridade da Criação).

O encontro também vem debatendo alguns desafios que envolvem a vida e missão dos freis, como a questão missionária, as presenças nas paróquias e dioceses, a questão dos abusos e cuidado para com menores e pessoas vulneráveis e o redimensionamento das nossas estruturas.

Na tarde do dia 19 de outubro, aconteceu a eleição dos novos Definidores (conselheiros), sendo eleitos pelos 53 frades capitulares, os seguintes freis: Frei Pedro Geremias Bruxel, 45 anos, natural de Estrela (RS); Frei César Machado dos Santos, 48 anos, natural de Boqueirão do Leão (RS); Frei Armando Mariani, 57 anos, natural de Pouso Novo (RS) e Frei Blásio Kummer, 56 anos, natural de Itapiranga (SC). Estes freis, com Frei Marino Pedro Rhoden e Frei Arno Frelich, provincial e vigário provincial, compõe a nova equipe (Governo Provincial) que coordenará a vida dos Freis Franciscanos no triênio 2023 a 2025.

O Capítulo é um forte momento de encontro fraterno, convivência, avaliação e projeção da nossa caminhada enquanto Freis Franciscanos no RS. Nele também acontece a celebração dos jubileus dos freis (tanto de vida franciscana como de vida sacerdotal).

Acompanhe as informações da vida dos freis franciscanos  em

www.franciscanos-rs.org.br e nas nossas redes sociais

Frei Pedro Geremias Bruxel, OFM, 45 anos, nasceu em Estrela (RS). Frei Pedro ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 06 de janeiro de 1997. Atualmente reside na Fraternidade do Seminário Franciscano São Pascoal, em Três Passos (RS).

Frei Pedro Geremias Bruxel 0FM

Frei César dos Santos Machado, OFM, 48 anos, nasceu em Boqueirão do Leão (RS). Frei César ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 07 de janeiro de 2000. Atualmente reside na Fraternidade Evangelizadora do Alto Taquari, atendendo a Paróquia São João Batista de Boqueirão do Leão (RS).

Frei César dos Santos Machado OFM

Frei Armando Mariani, OFM, 57 anos, nasceu em Pouso Novo (RS). Frei Armando ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 08 de janeiro de 1987. Atualmente reside na Fraternidade da Rede de Comunidades São José, em Gravataí (RS), e foi no último triênio o Secretário Provincial para as Missões e a Evangelização.

Frei Armando Mariani OFM

Frei Blásio Kummer, OFM, 56 anos, nasceu em Itapiranga (SC). Frei Blásio ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 08 de janeiro de 1987. Atualmente reside na Fraternidade do Convento São Boaventura, em Imigrante (RS), e é o coordenador da Casa de Encontros.

Frei Blásio Kummer OFM