Rádio 9 de Julho, da Arquidiocese de SP, passa por reformulação
29/06/2018
Érika Augusto
São Paulo (SP) – Nesta sexta-feira, 29/6, os anunciantes e parceiros da Rádio 9 de Julho, em São Paulo, se reuniram com Dom Devair Araújo da Fonseca, Vigário Episcopal da Região Brasilândia e Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, para um momento de encontro e partilha sobre as novidades na programação da rádio. A comunicação na Arquidiocese de São Paulo passa por diversas reestruturações, como a unificação em um mesmo local das redações da Rádio 9 de Julho, Jornal O São Paulo e Portal da Arquidiocese de São Paulo, todos vinculados à Fundação Metropolitana Paulista.
Dom Devair explicou que a partir do dia 9 do próximo mês, a programação da rádio passará por uma reformulação na grade de programação, trazendo uma nova “roupagem”, desde vinhetas até a programação, adequando melhor o conteúdo ao público ouvinte da rádio.
Todo o processo de estudo e readequação foi acompanhado pela Uniti Assessoria de Marketing e Comunicação. Adriana Rabelo Rodrigues Marcelo, representante da empresa, explicou que as mudanças acontecerão de forma gradual, de modo a não criar impacto nos ouvintes. Hoje, a Rádio 9 de Julho é a 4ª emissora com mais audiência entre as rádios católicas na frequência AM, atingindo o 2º e 3º lugar em alguns horários e o 8ª lugar no ranking geral da audiência na AM, segundo dados do Ibope em 2017.
Entre as novidades, está a mudança de horário e a criação de novos programas. Na parte da tarde, a emissora ganhará um espaço totalmente dedicado às mulheres. A partir do dia 9, os ouvintes começarão a ouvir as novas vinhetas, mais modernas, e novas vozes padrão da emissora.
Dom Devair destacou também o aumento da interação com o público através das transmissões ao vivo feitas no Facebook, uma tendência nas rádios de todo o mundo. Um dos objetivos da rádio é conquistar mais ouvintes, sobretudo o público jovem, já visando a futura mudança para a FM e também abrir espaço para novos patrocinadores. Ele afirmou que a migração da AM para FM ainda não está muito clara nem mesmo para o Governo Federal, mas que deve acontecer nos próximos anos e a Fundação Metropolitana Paulista já tem este cenário no horizonte.
O bispo afirmou que todas as mudanças da rádio visam um melhor relacionamento com os ouvintes, sem perder a missão evangelizadora da emissora, garantindo uma comunicação de credibilidade.
Desde junho de 2012, a Província Franciscana da Imaculada Conceição está na grade da Rádio 9 de Julho com programa Sala Franciscana, que vai ao ar de segunda a sexta, das 18h às 18h30. Hoje, o programa é retransmitido em diversas emissoras e também disponibilizado na internet, através da plataforma Soundcloud.