Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Quinto dia capitular começa com a mensagem de esperança e vigilância

27/11/2021

Notícias

Agudos (SP) – A Igreja tem por costume dedicar o dia de sábado à devoção a Nossa Senhora e, por isso, este dia (27/11) começou, para os capitulares que estão reunidos no Seminário Santo Antônio de Agudos, com a Celebração Eucarística fazendo memória à “Rainha” da Ordem dos Frades Menores, Padroeira da Província e da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola:  a Imaculada Conceição. Esta Santa Missa teve como celebrantes Frei António Baza, presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola; Frei Robson Luiz Scudela, coordenador da Frente das Missões; e Frei André Luiz Henriques, conselheiro da Fundação de Angola.

Na sua reflexão, Frei António lembrou que neste sábado a Igreja encerrou o Ano Litúrgico e, neste domingo, com o início do Advento começa um novo ano na liturgia. “Neste dia, o Senhor nos recomenda esperança e vigilância: ‘Orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem’. É preciso, todos os dias da nossa caminhada, estarmos atentos aos desafios que são colocados no nosso caminhar. É uma recomendação que Paulo repetia aos Coríntios: ‘Estai vigilantes, permanecei firmes na fé, sede corajosos e fortes’ (1 Cor 16,13)”, lembrou o celebrante. Segundo ele, hoje o ativismo tem ocupado muito o nosso tempo e impedido o andamento dos trabalhos essenciais.

Para o presidente da Fundação de Angola, o Capítulo é o momento especial para se refletir sobre a vida da Província e tomar algumas decisões. “É importante sermos corajosos em alguns aspectos, que para alguns parecem ser banais, mas que podem trazer uma nova esperança à nossa vida provincial”, animou.

Segundo ele, ao terminar o discurso escatológico, Jesus nos alerta para o perigo do relaxamento espiritual. “Mas também nos convida à coragem e à força do testemunho”, disse.

“São Lucas, nesta leitura, nos mostra que para ser fiel ao Evangelho é preciso estar atento a si mesmo. Conhecer a si mesmo e olhar a sua vida espiritual:  Como eu vivo como frade menor? O que tenho que mudar antes de julgar o irmão que está do meu lado? Por isso, o convite: ‘Velai, orando continuamente'”, disse.

Para o celebrante, estas palavras indicam as atitudes de quem quer ser discípulo de Jesus, “pois são atitudes indispensáveis a cada um de nós”.

Por outro lado, segundo o frade, Jesus indica a necessidade de fazer algumas opções. “Nem tudo nos convém. Mas é preciso saber tomar posições na nossa vida diária”, observou.

(Click nas imagens para ampliá-las) 

Para isso, enfatizou o frade, é preciso vigilância e um exame crítico do tempo e da sociedade em que vivemos e atuamos, mas também discernimento diante das propostas de salvação que vamos recebendo de um lado e de outro.

“Em segundo lugar, a renúncia nos prepara para o encontro com o Senhor, para estarmos, interiormente e exteriormente, puros, para não nos deixarmos seduzir pelas tentações do mundo. A oração é uma das armas fortes que podem nos acompanhar em todos os momentos da nossa caminhada. Quando o religioso coloca a oração em segundo plano, está jogando fora sua identidade”, frisou.

(Click nas imagens para ampliá-las) 

Concluiu pedindo para os frades colocarem nas da nossa Mãe Maria a vida da Província e também pediu a intercessão do Espírito Santo de Deus na escolha do novo Ministro Provincial, neste sábado, “aquele que vai exercer o serviço de lava-pés entre nós”.

Hoje, três frades foram lembrados nas intenções da Missa: os aniversariantes Frei Mário Luiz Tagliari, Frei André Gurzynski e Frei Ademir Sanquetti.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.